O empresário do futebolista brasileiro Neymar, Wagner Ribeiro, confirmou que o Paris Saint-Germain (PSG) vai pagar nas próximas horas os 222 milhões de euros da cláusula de rescisão de contrato com o FC Barcelona. “O PSG pagará a cláusula de Neymar e vai apresentá-lo no final da semana”, garantiu Wagner Ribeiro à entrada do aeroporto de El Plat, onde apanhou o avião com o jogador e o seu pai para o Porto, onde o brasileiro está a ultimar a transferência com Antero Henrique, o diretor desportivo do clube francês, que ocupou o mesmo cargo no FC Porto (e vive na cidade portuguesa) .

Segundo a rádio espanhola RAC1, Neymar viajou na tarde desta quarta-feira para o Porto em avião privado, a meio da tarde. Está a fazer os respetivos exames médicos no hospital dos Luísadas na cidade portuense. Antes da viagem, o empresário reuniu-se com Neymar e o pai durante cerca de uma hora e meia para tratar dos detalhes da transferência.

Esta quarta-feira de manhã o internacional brasileiro, de 25 anos, foi notícia por ter interrompido o treino do clube catalão para se despedir dos colegas — e informar que ia mesmo rumar a França.

[jwplatform vAcRRKPr]

Neymar Júnior foi o último a chegar à Cidade Desportiva do Barcelona e o primeiro a sair: ao todo não esteve mais do que meia hora com os companheiros, contou o El Mundo. E não treinou, com a devida autorização do treinador, Ernesto Valverde, confirmou o clube no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O jogador Neymar Jr., acompanhado pelo seu pai e representante, comunicou ao FC Barcelona esta manhã a sua decisão de sair do clube, numa reunião tida nos escritórios do clube. Perante este posicionamento, o clube remeteu para a cláusula de rescisão do seu contrato em vigor, que é de 222 milhões de euros desde 1 de julho e deverá ser paga na totalidade”, explicou mais tarde o clube catalão em comunicado.

No mesmo texto, o FC Barcelona dá conta de que “em resposta à cobrança do prémio de renovação”, os 26 milhões de euros continuam retidos num notário até que haja a resolução do caso.

“O jogador continua com contrato em vigor com o FC Barcelona, mas com a autorização temporária de não participar nas sessões de treino”, rematou o clube.

O anúncio da transferência, que os jornais espanhóis têm estimado poder vir a ser fechada por 222 milhões de euros (o valor total da cláusula de rescisão do jogador), ainda não é oficial. Ainda assim, a brasileira Veja já anunciou que no PSG Neymar vai usar o número 10, que já foi de Zlatan Ibrahimovic e que atualmente pertence ao argentino Javier Pastore.

Se o negócio for mesmo concretizado nos termos descritos, o extremo, que chegou ao Barcelona em 2013 vindo do Santos, entrará para a História do futebol e atirará Paul Pogba e Cristiano Ronaldo para os lugares mais baixos do pódio das transferências mais caras. O internacional francês do Manchester United (ex-Juventus) custou 105 milhões de euros; o capitão da seleção portuguesa transferiu-se para o Real Madrid (desde o mesmo Manchester United) por 96 milhões.

Entretanto, em Barcelona, a presença do jogador brasileiro já começou a ser apagada. Durante esta manhã, poucas horas depois do anúncio da despedida, os funcionários de um dos supermercados El Corte Inglès da cidade apressaram-se a retirar o cartaz de lona que cobria grande parte da fachada do edifício com a cara de Neymar.