Faço este vídeo para vos informar sobre duas coisas. Uma é que vou participar na próxima Volta a Espanha, a partir do dia 19. E a outra é que será a minha última prova como ciclista profissional. Digo isto contente, não com pena. É uma decisão em que pensei muito bem. Não creio que haja uma despedida melhor do que numa prova em casa e no meu país. Tenho a certeza de que vão ser três semanas de sonho, a desfrutar do vosso carinho.”

Foi assim, num vídeo partilhado no Instagram, que o ciclista espanhol da Trek-Segafredo, anunciou que vai arrumar a bicicleta, logo após a Vuelta.

El Pistolero, vencedor de três Vueltas, dois Tours e dois Giros, tem 34 anos e já em 2015 tinha avisado que estava prestes a terminar a carreira — mas depois voltou atrás.

View this post on Instagram

Gracias a tod@s! Thanks to all!

A post shared by Alberto Contador (@acontadoroficial) on

Considerado o melhor ciclista espanhol de todos os tempos, Contador ficou em quarto na Volta a Espanha do ano passado — o melhor resultado que conseguiu em provas de três semanas durante as duas últimas temporadas, conta o El Mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Natural de Pinto, na Comunidade Autónoma de Madrid, o ciclista surpreendeu agora pelo anúncio da despedida, sobretudo por, depois do último Tour de França, terem sido várias as notícias publicadas sobre a sua iminente renovação de contrato com a Trek.

Longe da forma e das camisolas amarelas de outrora, Contador caiu por duas vezes ao longo da prova e ficou em 9º. lugar na classificação geral do Tour, 8 minutos e 49 segundos atrás do vencedor, o britânico Chris Froome — que também vai disputar a Vuelta.

Para a História da carreira do atleta e do ciclismo ficará para sempre aquele que ficou conhecido como “caso Contador”: depois de um controlo anti-doping positivo para clembuterol, o espanhol perdeu o título de vencedor da edição de 2010 da prova — que foi a posteriori entregue ao luxemburguês Andy Schleck.

Desde que o caso veio a público, em agosto desse mesmo ano, Contador sempre garantiu não ter tomado qualquer substância proibida, atribuindo o resultado da análise a uma “contaminação alimentar”, mas depois de seis meses de suspensão efetiva e de dois anos de recursos o título foi-lhe mesmo retirado.