Tornou-se o primeiro milionário da região de Penamacor em 2009, ao arrecadar um milhão de euros do segundo prémio do Euromilhões. Rui Gaudêncio Vaz morreu este domingo de manhã, aos 52 anos, afogado numa piscina em Idanha-a-Nova. Não sabia nadar, sentiu-se mal e caiu na piscina, avança o Correio da Manhã. Depois de ganhar a pequena fortuna, passou a ser conhecido como “Rui Milionário”.

O alerta aos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova foi dado perto das 11 horas, mas quando a equipa de socorro chegou ao local o homem já estava fora da água mas inconsciente. Após várias tentativas de reanimação, o óbito foi declarado no local. Rui Vaz seria diabético e tinha problemas de coração.

Quando em 2009 venceu o Euromilhões tinha apenas 44 anos, e dedicava-se ao seu rebanho. Era apelidado pelos vizinhos de “Rui Pelintra”, uma alcunha que logo perdeu. Vivia do campo e do trabalho que conseguia arranjar, nomeadamente da apanha da fruta em Espanha e, quando soube que tinha acertado na chave do Euromilhões, contava receber cerca de mil contos (qualquer coisa como cinco mil euros), e não tinha bem noção da quantidade de dinheiro que acabava de meter ao bolso: €1.077.922,89. O medo gerou-se na aldeia de Salvador, onde o prémio foi registado, de que Rui fosse assaltado ou perdesse o pequeno talão. Foi aconselhado a fugir para Espanha e a meter o dinheiro no Banco (quando na altura nem sequer tinha uma conta aberta).

Investiu o dinheiro numa concertina, a sua primeira compra e, pouco depois comprou um veículo para a banda da sua aldeia e assegurou numa casa.

Era descrito como “gente muito simples, mas muito boa”. O corpo deverá ser autopsiado esta segunda-feira no Hospital de Castelo Branco.

Corrigido com o valor exato do prémio

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR