O cenário é Paris. Ou melhor, o próprio chão da cidade. Em abril de 2015, Tal Spiegel começou a juntar, na mesma imagem, dois dos ingredientes principais da capital francesa: moda e pastelaria. A combinação, sempre ao tom, tem feito sucesso no Instagram. Na conta “Desserted in Paris” o pasteleiro já conta com 122.000 seguidores. É lá que partilha diariamente as fotografias de bolos de aspeto delicioso que combinam com uma variedade infindável de sapatos. A receita tem sido um sucesso.

Aos 34 anos, Tal Spiegel dedica-se à pastelaria e à sua conta de Instagram

“Um dia, estava na rua a tirar uma fotografia e reparei que o bolo era da cor dos meus sapatos. No início, só tinha uns 500 seguidores. Eles gostaram, apesar de não ter sido grande coisa. Não comecei logo a fotografar todos os dias, mas isto foi ganhando forma e, dois ou três meses depois, arranquei”, contou Spiegel ao The Guardian, em julho deste ano.

Há 10 anos, Tal Spiegel deixou Tel Aviv, onde trabalhava como designer gráfico. Rumou a Paris, na tentativa de aprofundar a relação amadora que já tinha com a pastelaria. Conseguiu. Estudou na Ferrandi School of Culinary Arts e passou por algumas das pastelarias mais emblemáticas da cidade luz. Apesar da carreira lhe correr bem, Tal não fotografa só os próprios bolos. Em Paris não faltam opções e o mesmo acontece com os sapatos. Na mesma conversa com o jornal britânico, o pasteleiro israelita conta que aterrou em solo francês com 15 pares na bagagem. Hoje, tem à volta de 200 e já colabora com sapateiros locais, que lhe modificam os modelos em função das cores de cada estação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Junho foi o mês em que o sucesso nas redes socais ganhou a forma de um livro. Pâtisseries de Paris reúne algumas das imagens mais populares no Instagram, além de ser um roteiro pelas melhores pastelarias da cidade.

Entretanto, a saga de bolos e sapatos continua e com atualizações diárias. Com obras-primas elaboradas ou simples punhados de macarons, sapatos de berloques ou chinelos, Spiegel não deixa passar nenhuma data especial. Há fotografias dedicadas ao Dia do Pai, ao Dia de São Valentim e até à final do Euro 2016, quando fotografou um éclair dedicado ao jogo entre Portugal e França. E calçado a condizer, claro.