Em abril de 2016, Lemonade foi um marco. Não só pela música, mas pela identidade visual criada em torno de um álbum manifesto. Mais de um ano depois, Beyoncé põe tudo num livro. Ao mesmo tempo que How To Make Lemonade expande o universo estético do sexto álbum de estúdio da cantora norte-americana, também mostra várias imagens inéditas.
Os bastidores dos vídeos, os diferentes ângulos de uma performance ao vivo, as imagens e os conceitos que inspiraram cada detalhe da forte componente visual de Lemonade. O livro, uma edição limitada, tem tudo. Ao lado de fotografias, há colagens que revelam o trabalho criativo que esteve por trás de cada momento. Ao longo das cerca de 600 páginas, encontramos as pinturas corporais feitas pela artista nigeriana Laolu Senbanjo para o vídeo do tema Sorry, mas também as escolhas inesperadas da stylist Marni Senofonte para o guarda-roupa de Formation, que trouxeram o monograma da Gucci de volta para a ribalta. De fora não ficou a atuação na última edição dos Grammys. Beyoncé assumiu contornos de deusa, numa ode à maternidade, à fertilidade e ao poder do género feminino. No mesmo, podem ver-se também antigas fotos de família. Outras, são mais recentes e chegam mesmo a mostrar Jay-Z e Blue Ivy, a filha mais velha do casal.
Do tamanho ao design, How To Make Lemonade tem tudo para ser um tesouro de coleção, além de dar um belíssimo coffee table book. Mas o livro é só parte do pacote. A How To Make Lemonade Box Set foi lançado na semana passada e traz um duplo LP em vinil. Permite ainda descarregar o álbum Lemonade, nas suas versões sonora e visual. Está à venda no site oficial da cantora e custa cerca de 255€, com o envio para Portugal a rondar os 90€.