Liga dos Campeões. Nova época; quem pode ganhar?

Mais equipas favoritas do que no ano passado, caminho complicado para os clubes portugueses. A Liga Milionária está de volta e aqui ficam as probabilidades do Observador.

i

Será que o Real Madrid vai repetir a proeza da época passada? Para já, é o grande favorito a nova vitória na Liga Milionária

ANDY RAIN/EPA

Será que o Real Madrid vai repetir a proeza da época passada? Para já, é o grande favorito a nova vitória na Liga Milionária

ANDY RAIN/EPA

Chegou a hora de fazer contas. 32 dos melhores clubes de futebol começam hoje o seu ataque à Liga dos Campeões, que só irá acabar em Kiev no final de maio. Os três grandes portugueses voltam à carga com muita esperança, numa espécie de despedida, já que no próximo ano não teremos três equipas. No ano passado construímos pela primeira vez na imprensa portuguesa um modelo matemático, e apesar de toda a conversa sobre Barcelona, Messi e Neymar… as nossas contas apontaram o Real Madrid como favorito. Também apontámos que Porto e Benfica tinham a vida bem mais facilitada que o Sporting. Mas, e este ano? Quão diferente é a história? Seguindo a máxima do futebol que em equipa que ganha não se mexe, mantivemos o mesmo modelo.

https://observador.pt/interativo/liga-dos-campeoes-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa-2/

Quem são os favoritos?

Não será de estranhar que, se o Real Madrid era o favorito o ano passado e ganhou… volta a ser o favorito. No entanto, bem longe de serem favas contadas, com apenas 19% de probabilidade de erguer a desejada taça. Este ano, as coisas parecem estar mais niveladas. Temos seis super-favoritos: os cinco do ano passado mais o Chelsea, que venceu o campeonato inglês de forma convincente.

E as equipas portuguesas?

O Benfica como campeão e, para todos os efeitos, o favorito português, parte com alguma vantagem — 56% de hipóteses de passar a fase de grupos, ligeiramente acima do Porto (49%) e bem acima do Sporting, que ficou num grupo bem mais complicado, onde estimamos só ter 26% de hipóteses de sobreviver. Mesmo assim, apesar de ter ficado num grupo da morte, a equipa de Jorge Jesus tem fortes hipóteses de se manter nas competições europeias (com 65% de probabilidade).

Jornada pela frente

Olhando para a próxima jornada, talvez o jogo mais interessante e equilibrado seja o Roma-Atlético e claro, o Barcelona- Juventus (ainda que neste último a equipa da Catalunha parta em clara vantagem)

Já as equipas portuguesas, não vão ter a vida facilitada. O Benfica e o Porto defrontam alguns dos seus diretos rivais em casa e com obrigação de ganhar. Já o Sporting vai à Grécia defrontar o seu adversário direto na luta pela Liga Europa, com menos de 30% de hipóteses de vitória.

Recomendamos

Populares

Últimas

A página está a demorar muito tempo.