Rádio Observador

Liga dos Campeões

Liga dos Campeões. Nova época; quem pode ganhar?

Mais equipas favoritas do que no ano passado, caminho complicado para os clubes portugueses. A Liga Milionária está de volta e aqui ficam as probabilidades do Observador.

Será que o Real Madrid vai repetir a proeza da época passada? Para já, é o grande favorito a nova vitória na Liga Milionária

ANDY RAIN/EPA

Autores
  • Paulo Rosário
  • Ricardo Santos

Chegou a hora de fazer contas. 32 dos melhores clubes de futebol começam hoje o seu ataque à Liga dos Campeões, que só irá acabar em Kiev no final de maio. Os três grandes portugueses voltam à carga com muita esperança, numa espécie de despedida, já que no próximo ano não teremos três equipas. No ano passado construímos pela primeira vez na imprensa portuguesa um modelo matemático, e apesar de toda a conversa sobre Barcelona, Messi e Neymar… as nossas contas apontaram o Real Madrid como favorito. Também apontámos que Porto e Benfica tinham a vida bem mais facilitada que o Sporting. Mas, e este ano? Quão diferente é a história? Seguindo a máxima do futebol que em equipa que ganha não se mexe, mantivemos o mesmo modelo.

Quem são os favoritos?

Não será de estranhar que, se o Real Madrid era o favorito o ano passado e ganhou… volta a ser o favorito. No entanto, bem longe de serem favas contadas, com apenas 19% de probabilidade de erguer a desejada taça. Este ano, as coisas parecem estar mais niveladas. Temos seis super-favoritos: os cinco do ano passado mais o Chelsea, que venceu o campeonato inglês de forma convincente.

E as equipas portuguesas?

O Benfica como campeão e, para todos os efeitos, o favorito português, parte com alguma vantagem — 56% de hipóteses de passar a fase de grupos, ligeiramente acima do Porto (49%) e bem acima do Sporting, que ficou num grupo bem mais complicado, onde estimamos só ter 26% de hipóteses de sobreviver. Mesmo assim, apesar de ter ficado num grupo da morte, a equipa de Jorge Jesus tem fortes hipóteses de se manter nas competições europeias (com 65% de probabilidade).

Jornada pela frente

Olhando para a próxima jornada, talvez o jogo mais interessante e equilibrado seja o Roma-Atlético e claro, o Barcelona- Juventus (ainda que neste último a equipa da Catalunha parta em clara vantagem)

Já as equipas portuguesas, não vão ter a vida facilitada. O Benfica e o Porto defrontam alguns dos seus diretos rivais em casa e com obrigação de ganhar. Já o Sporting vai à Grécia defrontar o seu adversário direto na luta pela Liga Europa, com menos de 30% de hipóteses de vitória.

Não queremos ser todos iguais, pois não?

Maio de 2014, nasceu o Observador. Junho de 2019, nasceu a Rádio Observador.

Há cinco anos poucos acreditavam que era possível criar um novo jornal de qualidade em Portugal, ainda por cima só online. Foi possível. Agora chegou a vez da rádio, de novo construída em moldes que rompem com as rotinas e os hábitos estabelecidos.

Nestes anos o caminho do Observador foi feito sem compromissos. Nunca sacrificámos a procura do máximo rigor no nosso jornalismo, tal como nunca abdicámos de uma feroz independência, sem concessões. Ao mesmo tempo não fomos na onda – o Observador quis ser diferente dos outros de órgãos de informação, porque não queremos ser todos iguais, nem pensar todos da mesma maneira, pois não?

Fizemos este caminho passo a passo, contando com os nossos leitores, que todos os meses são mais. E, desde há pouco mais de um ano, com os leitores que são também nossos assinantes. Cada novo passo que damos depende deles, pelo que não temos outra forma de o dizer – se é leitor do Observador, se gosta do Observador, se sente falta do Observador, se acha que o Observador é necessário para que mais ar fresco circule no espaço público da nossa democracia, então dê o pequeno passo de fazer uma assinatura.

Não custa nada – ou custa muito pouco. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)