896kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O Porto começa a ficar cada vez mais destacado…

Este artigo tem mais de 5 anos

Mais uma jornada, mais probabilidades Observador/Empírica. Depois do deslize do Sporting na última jornada, eis que o Porto aparece cada vez mais destacado, com 61% de hipóteses de ser campeão.

i

PAULO NOVAIS/LUSA

PAULO NOVAIS/LUSA

É um valor anormalmente elevado para uma fase tão inicial da época, mas não surpreende muito, se tivermos em conta o forte início de temporada da equipa orientada por Sérgio Conceição. Conforme explicámos na época passada, no início dos nossos artigos, a performance recente assim como as épocas mais recentes, têm um peso muito grande no ranking Observador/Empírica. E, no caso do FC Porto, este início de época conjugado com as épocas anteriores justifica este favoritismo. Claro que tudo pode mudar… que o diga o Benfica, que agora apenas tem 18% de hipóteses e há um mês era o grande favorito com perto de 40%

Mas passemos à próxima jornada e ao primeiro clássico da época. No próximo domingo, já depois do fecho das urnas, Sporting e Porto entrarão em campo em Alvalade para discutir o primeiro lugar. Segundo as nossas contas, o Sporting é ligeiramente favorito com 38% de hipóteses (o fator casa ajuda) mas, quer o empate, quer uma vitória do Porto, são igualmente prováveis, com perto de 30%. Ou seja, por muito que tentemos vender o nosso modelo… nesta jornada, clássico é clássico e dado o equilíbrio entre as duas equipas, é claramente um jogo para tripla!

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

https://observador.pt/interativo/primeira-liga-as-probabilidades-de-vitoria-equipa-a-equipa/

Quanto ao outro jogo “grande”, Marítimo – Benfica, as nossas contas dão uma clara vantagem aos atuais campeões, com 56% de chances de vencer e apenas 18% de probabilidade de vitória do Marítimo. No entanto, depois dos últimos jogos, e especialmente depois da última derrota na Champions (surpreendente também para o nosso modelo!), talvez seja melhor dar algum desconto e não eliminar totalmente a hipótese de uma “surpresa” na Madeira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.