Cultura

Festival Eurosonic deu um retorno de 900 mil euros à música portuguesa

A escolha de Portugal como país convidado, este ano, do festival Eurosonic, na Holanda, deu um retorno de cerca de 900 mil euros para o mercado da música portuguesa, diz Nuno Saraiva, da Why Portugal.

ESTELA SILVA/LUSA

A escolha de Portugal como país convidado, este ano, do festival Eurosonic, na Holanda, deu um retorno de cerca de 900 mil euros para o mercado da música portuguesa, disse à agência Lusa Nuno Saraiva, da Why Portugal.

Embora o ano de 2017 não tenha ainda chegado ao fim, Nuno Saraiva considera que houve um retorno extremamente positivo no que diz respeito a mais concertos, mais digressões e contratos para artistas portugueses, num valor total de 900 mil euros.

O festival Eurosonic Noorderslag, que decorreu em janeiro em Groningen, na Holanda, é considerado uma plataforma de divulgação da música europeia, com um programa alargado de concertos, conferências e encontros entre agentes da indústria musical de todo o mundo.

Por ter sido este ano o país em destaque, de Portugal estiveram em Groningen cerca de cem profissionais e 21 artistas e grupos portugueses, como Best Youth, Dj Ride, First Breath After Coma, Gisela João, Glockenwise, Rodrigo Leão, Throes + The Shine e Marta Ren & the Groovelvets.

O investimento para a ida ao Eurosonic foi de cerca de cem mil euros, com vários apoios de organismos portugueses, entre os quais a Direção-Geral das Artes, a Audiogest e a cooperativa GDA.

Para a edição de 2018, Portugal deverá ter três artistas a atuar no Eurosonic, sendo um deles os TT Syndicate, escolhidos pela rádio pública Antena 3, uma das parceiras do festival holandês.

De acordo com Nuno Saraiva, os outros dois nomes serão escolhidos pela organização do festival, a partir das cerca de 80 candidaturas apresentadas para a edição de 2018.

A presença de Portugal no festival Eurosonic – assim como em outros festivais e feiras de promoção de música – tem sido impulsionada em grande parte pela Why Portugal, uma associação criada em 2016 para dar mais visibilidade internacional à música portuguesa.

Além do Eurosonic, a Why Portugal já esteve presente em eventos como o festival Reeperbahn (Alemanha), o South by Southwest (EUA), o Atlantic Music Expo (Cabo Verde) ou a Womex (Polónia).

Segundo Nuno Saraiva, no final de 2018 a Why Portugal marcará presença no festival Waves Viena, no qual Portugal será o país em destaque.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)