As portas só se abrem ao público lá mais para o final da semana, mas já se vão dando cartas no jogo das novidades a revelar no Salão de Tóquio. Uma das mais aguardadas era, sem dúvida, o SUV eléctrico com base no Leaf que a Nissan há muito prometeu. E agora cumpriu.

Ainda como protótipo, o primeiro crossover zero emissões da marca nipónica assume a denominação IMx, oferece lugar para quatro, condução totalmente autónoma e uma autonomia superior a 600 km (segunda a norma japonesa JC08).

[jwplatform 6d4jOHaV]

A marca adianta que o IMx assenta na nova plataforma para veículos eléctricos da Nissan, já utilizada na nova geração do Leaf, e deita mão a dois motores que debitam uma potência de 320 kW (435 cv) e um (impressionante) binário de 700 Nm.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[jwplatform k4I5GS0V]

Uma vez que a nova plataforma permite que o piso seja completamente plano, é de esperar que a habitabilidade seja outra das características mais cativantes desta proposta.

[jwplatform jkQ4PvdB]

Prometendo oferecer “um comportamento que promete redefinir o segmento dos crossovers”, o IMx pode ainda servir como fonte de energia, partilhando electricidade do veículo para a rede, o que será possível através de um novo sistema de carregamento sem fio e pelo método convencional.