‘Sexista’. A palavra foi a mais usada para o que aconteceu no sorteio dos grupos do torneio Next Gens Finals, que vai reunir em Milão os sete melhores jogadores sub-21 de ténis, entre esta terça-feira e o próximo sábado.

O slogan utilizado na gala de inauguração, “O futuro é Agora”, não fez jus ao que aconteceria depois. O sorteio, feito pela ATP, causou antes constrangimento no mundo do ténis. As habituais bolas utilizadas nos sorteios de grupos foram substituídas por… mulheres.

Sim, mulheres. No palco, dois jogadores escolhiam a modelo de que mais gostavam e juntos desfilavam numa passerela. No final, as mulheres faziam uma dança ou tiravam o casaco para mostrar a letra atribuída a cada atleta. Houve mesmo quem subisse a saia e mostrasse a letra na coxa. O outro tenista ficava com a modelo que não tinha sido escolhida. O momento aconteceu por quatro vezes e o vídeo pode ser visto abaixo.

Imediatamente aqueles que assistiam à gala fizeram comentários nas redes sociais, classificando o espetáculo de “vergonhoso”. O jornalista freelancer do New York Times, Ben Rothenberg, disse ter sido “Incrivelmente desconfortável”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A jornalista desportiva Reem Abulleil, do Sport360.com, não tardou também em comentar o momento como “extremamente sexista e inapropriado”.

Judy Murray e a número um, Amélie Mauresmo, condenaram a situação. As palavras utilizadas para descrever a gala foram “awful” e “disgrace”, respetivamente.

Depois das duras críticas, a ATP, juntamente com o patrocinador, Red Bull, emitiu um comunicado conjunto, onde se desculpavam:

O ATP e a RedBull pedem desculpas pelas ofensas causadas pela cerimónia do sorteio das NexGen Finals. A intenção era integrar na cerimónia a herança de Milão como uma das capitais da moda a nível mundial. No entanto, a nossa execução da ideia foi de mau gosto e inaceitável. Arrependemo-nos e asseguramos que não faremos nada de semelhante no futuro.”

Fica ainda por explicar, como refere o El Mundo, como é que foi possível a concretização da ideia, que, obviamente, passou por uma série de reuniões e pessoas antes de ser levada a cabo.