460kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sexismo

Sexismo

Ah, mas homem é assim mesmo!

Ele não para de criticar quando eu estou dirigindo. Ele não faz ideia de quando se trocam os lençóis da casa.
Universidade do Porto

Xenofobia. Professor do Porto despedido

Universidade do Porto não conseguiu notificar professor da decisão disciplinar e teve que a publicar em Diário da República. Docente ainda pode contestar. Há um segundo professor alvo de um processo.
Sexismo

Anúncio de emprego exige foto em fato de banho

Ministério do Trabalho em Itália abriu investigação ao anúncio sexista que, nas palavras da vereadora, é "absurdo". Empresa justifica que foi “mera distração” do “trabalhador inexperiente” que o fez.
Austrália

"Sexista": 2 colégios decidem não encenar "Grease"

Dois colégios privados (e internos) na Austrália preparavam-se para apresentar uma versão de "Grease" interpretada por estudantes. Foi cancelada por queixas de alunas que não se reviram no musical.
Ambiente

Estudantes novamente em greve pelo ambiente

A Greve Climática Estudantil tem marcadas quase 1.500 ações em vários países, 14 das quais serão realizadas em Portugal. A luta não se faz só pelo ambiente, mas também contra o racismo e sexismo.
Leis

Importunação sexual. Seis pessoas presas até 2019

Medo de sair à rua. Medo de entrar no comboio. Medo de usar aquele vestido. "É um inferno." Número de queixas e acusações está a subir, mas efeito da "lei do piropo" continua a ser desconhecido.
Videojogos

Dona do "World of Warcraft" processada por sexismo

O departamento de condições do trabalho da Califórnia processou a Activision Blizzard, que está por detrás da série "Diablo" ou "Call of Duty", alegando que as funcionárias sofrem de assédio sexual.
França

Os separatismos que opõem Macron a um sindicato

Emenda à "lei dos separatismos" de Macron prevê a dissolução de organizações que excluam com base na cor da pele ou género. Em causa, reuniões não mistas da UNEF onde minorias discutem discriminação.
Universidade do Porto

Professor suspenso por comentários sexistas

Pedro Cosme da Costa Vieira está suspenso pelo período máximo e esta não é a primeira vez que fica impossibilitado de dar aulas. Há cinco anos a mesma temática também o afastou da universidade.
Japão

Japão. Mulheres podem ir a reuniões mas caladas

O Partido Liberal Democrata do Japão apresentou uma proposta para permitir que cinco mulheres participem nas reuniões partidárias, mas com uma condição: só podem ver, ouvir e calar.
Jogos Olímpicos

Ministra assume presidência dos Jogos após sexismo

Seiko Hashimoto, cujo nome é inspirado na chama olímpica, participou em várias edições dos Jogos, conquistando uma medalha de bronze em 1992. Substitui Yoshiro Mori após comentário sobre as mulheres.
Jogos Olímpicos

Presidente do comité olímpico demite-se

O presidente do comité organizador da próxima edição dos Jogos Olímpicos vai abandonar o cargo, após comentários sexistas em que dizia que as mulheres atrasavam as reuniões por falarem muito.
Manifestações

AR. Manifestação de solidariedade com Joacine

Cerca de cinquenta pessoas estiveram à porta da Assembleia da República numa manifestação "contra a homofobia" e em defesa de Joacine Moreira, alvo de uma petição para não assumir o cargo de deputada.
Estilo de Vida

"O sexismo ainda existe na ciência"

Em entrevista ao Observador, Angela Saini, jornalista e autora de "Inferior", explica como a ciência sempre desvalorizou o papel da mulher na sociedade e como até Darwin foi "preconceituoso".
Futebol

Ballon d'Or. DJ Solveig pede twerk a jogadora

Depois de entregar o prémio de melhor futebolista a Ada Hegerberg, DJ Martin Solveig pediu-lhe um twerk. Ela negou e saiu do palco. Ele desculpou-se dizendo que não sabia inglês assim tão bem.
Ténis

Serena Williams quebra silêncio depois de polémica

Numa entrevista a um programa de televisão australiano, Serena Williams negou as acusações de coaching na final do US Open e tornou a insistir que há sexismo no ténis.
Atualidade

O polémico beijo na boca do presidente filipino

Rodrigo Duterte pediu um beijo nos lábios a uma mulher casada durante um evento na Coreia do Sul. Ela diz que não houve malícia, mas o presidente das Filipinas está a ser acusado de misoginia.
Filipinas

Filipinas. O beijo que está a condenar Duterte

O presidente das Filipinas está a ser criticado por ter pedido um beijo a uma mulher durante um evento na Coreia do Sul. Rodrigo Duterte está a ser acusado de sexismo e misoginia. Veja o vídeo.
Celebridades

Jennifer Lawrence responde a críticas a vestido

Na apresentação de um filme, a atriz usou um vestido decotado e os seus colegas apareceram agasalhados. Redes sociais criticaram e falaram em sexismo, mas Lawrence diz que críticas não são feministas.
Ténis

Mulheres substituem bolas no sorteio da ATP

'Sexista', foi assim que foi chamado o sorteio dos grupos para o torneio Next Gens Finals em ténis. As habituais bolas utilizadas nos sorteios de grupos foram substituídas por mulheres.
Celebridades

Alec Baldwin. "Fui muito sexista com as mulheres"

O ator Alec Baldwin não foi acusado de nada, mas esta quinta-feira pediu desculpas publicamente por já ter tratado as mulheres de forma sexista. "Já fiz bullying e subestimei as mulheres"
Sexismo

"Infiltrada" revela assédio nas universidades

Uma investigadora esteve "infiltrada" nas universidades portuguesas para trazer à luz uma realidade de bastidores, só conhecida de estudantes e docentes: discriminação e assédio na academia.
Sexismo

Incursão da Ordem dos Médicos pela misoginia

O parecer da Ordem dos Médicos é filho dileto de sexismo puro e retinto. Pior: é misoginia. Mas vamos lá ignorá-lo e concentrarmo-nos no escândalo com o alegado sexismo do caracolinhos holandês.
Uber

Executivos da Uber em bar de acompanhantes

Travis Kalanick era um dos executivos que, em 2014, fez parte de um grupo da Uber que visitou um bar de acompanhantes em Seul. A revelação é feita agora pela ex-namorada do presidente da empresa.
Feminismo

Fernanda Torres e a polémica do elogio ao piropo

Fernanda Torres está farta da "vitimização feminista", diz que assédio é um "poder admirável", simpatiza com piropos e garante que "reclamar do homem é inútil". Depois da polémica, as desculpas.
Amor e Sexo

As piores frases de engate de sempre

Antes de haver namoros, há conquistas. Ou pelo menos, tentativas. Nas vésperas de mais um Dia de São Valentim, reunimos as piores dicas de engate já ouvidas. Se está solteiro, pode riscá-las da lista.
Sexismo

Donald Trump volta a atacar Megyn Kelly

A guerra entre o candidato republicano e a jornalista da Fox começou em agosto de 2015. E não parece ter fim à vista: esta quinta-feira, Donald Trump voltou a atacar Megyn Kelly.
Alemanha

A noite que mudou a Alemanha e o amanhã de Merkel

Os crimes de Colónia puseram a política de portas abertas de Merkel em causa. A direita populista cresce e culpa muçulmanos e refugiados. Mas há feministas que preferem culpar o sexismo alemão.
Código Penal

O piropo não foi criminalizado. Graças a Adónis

Agora que está resolvida – oh alívio – a questão do piropo (livre, agradeçamos aos elfos) e do assédio sexual verbal de rua (criminalizado), podemos atender a assuntos mais gravosos para as mulheres.
ADN

E se fossem elas a lançar piropos a eles?

A criminalização do piropo sexual é o tema do dia. Há meninas de 12 anos a sofrerem com o assédio. Há namorados que ficam chocados. E há quem ache que um piropo é elogio. E se fosse elas a dizê-los?
País

Piropos já valem pena de prisão até três anos

Os piropos com teor sexual já podem valer pena de prisão até três anos, fruto das alterações ao Código Penal estabelecidas em agosto.
Brasil

Ministra atira copo de vinho a senador no Brasil

Num jantar de senadores, em Brasília, um senador chamou a ministra da Agricultura de "namoradeira". Em resposta, Kátia Abreu atirou-lhe um copo de vinho. "Fiz o que qualquer mulher honrada faria".
Reino Unido

"Carruagens sem homens" para travar assédio sexual

A existência de carruagens "sem homens" está em debate no Reino Unido. O objetivo do político britânico Jeremy Corbyn é reduzir os crimes sexuais contra as mulheres criando um "espaço seguro".
ADN

Mas qual é o problema de Donald Trump?

Os comentários misóginos do potencial candidato republicano estão a afastar as eleitoras. Assessor já se demitiu. Trump fez referências infelizes à amamentação e menstruação.
Igualdade de Género

As mulheres que não querem ser "troféus"

Uma marca de roupa colocou a palavra "troféu" numa t-shirt feminina. Alguns clientes falam em "sexismo" e já há uma petição para o fim da venda. "Esta palavra encoraja a cultura de violação", dizem.
Igualdade de Género

Mulheres em notas. Há sexismo no dinheiro?

Nos EUA, há uma campanha para incluir o retrato de uma mulher nas notas de 20 dólares. A iniciativa não é única e o tema não é novo. Por cá os euros não têm figuras humanas. Mas os escudos tinham.
Sexismo

Abre a porta do carro a uma senhora? É sexista!

É daquele tipo de homem que gosta de comprar flores a uma mulher e cobri-la com o seu casaco na rua quando está frio? Então é sexista. Simpático, mas sexista. A conclusão é de um estudo.
Feminismo

E proibido a homens, pode ser?

A única consolação que temos no caso da barbearia é a esperança de o legislador não atribuir muita importância à expulsão do belo sexo das barbearias e não correr a proibi-lo por lei.
Piropos

Piropo: problema de gente sem problemas

Do que vejo, as raparigas e as mulheres têm medo de assaltos e de violações, mas não conheço uma única que tenha os seus movimentos constrangidos por correr o risco de levar com um piropo.
Assédio Sexual

'Hey baby!' 10 horas de piropos em Nova Iorque

Um passeio de dez horas, em silêncio, pelas ruas de Nova Iorque, valeu a Shoshana B. Roberts todo o tipo de piropos. O vídeo de dois minutos quer ajudar a Hollaback! a lutar contra o assédio na rua.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.