Desigualdade
Nações Unidas

Quatro PALOP pioram desenvolvimento humano

Angola, Brasil, Guiné-Bissau e Guiné Equatorial pioraram as suas classificações no Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas. Portugal manteve-se na posição 40 deste ranking de 189 países.
Desigualdade

Campanha alerta para desigualdades entre sexos

A campanha pretende sensibilizar a sociedade para a necessidade da partilha entre homens e mulheres do tempo de trabalho pago e do tempo que é dedicado ao cuidado ou às tarefas domésticas.
País

Realojamento do Bairro da Jamaica adiado

258
O autarca do Seixal diz burocracia dificultou a compra das casas para o realojamento das pessoas que vivem no Bairro da Jamaica, e que não deve ser concluido este ano.
Chile

Milhares de chilenos nas ruas e em greve

Terça-feira é dia de greve geral e protestos contras as desigualdades, pelo aumento das pensões e por uma revisão da constituição no Chile. Os protestos já fizeram 20 mortos.
Desigualdade

Mulheres trabalham mais 54 dias para ganhar mesmo

182
Para ganharem o mesmo salário, explica a presidente do CITE, "os homens poderiam deixar de trabalhar no dia 8 de novembro e as mulheres teriam de continuar até ao fim do ano".
Manifestações

AR. Manifestação de solidariedade com Joacine

2569
Cerca de cinquenta pessoas estiveram à porta da Assembleia da República numa manifestação "contra a homofobia" e em defesa de Joacine Moreira, alvo de uma petição para não assumir o cargo de deputada.
Brasil

Desigualdade atingiu nível recorde no Brasil

209
A desigualdade do rendimento médio no Brasil alcançou um nível recorde em 2018, com 1% dos mais ricos a ganharem 34 vezes mais por mês do que metade da população mais pobre.
Teatro

O que dizem os homens sobre as mulheres?

Quatro atrizes dão voz a discursos machistas e violentos ditos por homens, numa peça que tem tanto de atual como de provocante. Para ver esta sexta e sábado no Mosteiro S. Bento da Vitória, no Porto.
Liberdades

Pelo direito à diferença

525
Excetuando as geradas por injustiças sociais, todas as outras diferenças devem ser bem-vindas pois trazem variedade à vida, porque permitem o livre desenvolvimento individual e porque não são injustas
Igualdade

Queremos uma sociedade de castas?

200
E já que estamos inconstitucionalmente a discriminar com as quotas, porque não juntar também a religião como critério, incluindo católicos, hindus, jeovás, muçulmanos, e ainda ateus e agnósticos?
Estilo de Vida

"O sexismo ainda existe na ciência" /premium

309
Em entrevista ao Observador, Angela Saini, jornalista e autora de "Inferior", explica como a ciência sempre desvalorizou o papel da mulher na sociedade e como até Darwin foi "preconceituoso".
População e Censos

Portugal é um dos países mais desiguais da UE

Índice colocou o país no sexto lugar do topo da lista dos Estados-membros com maiores desigualdades nos rendimentos, atrás da Bulgária, Roménia, Letónia, Espanha, e Grécia.
Nações Unidas

ONU pouco ambiciosa no combate às desigualdades

A ONU disse que a resposta para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030 não está a ser "suficientemente ambiciosa". Guterres quer resposta mais "profunda, rápida e ambiciosa".
Desigualdade

Estudar é para todos?

231
Todos os jovens merecem igual consideração e há que evitar oferecer diplomas sem valor futuro no mercado de trabalho. O facilitismo só vem prejudicar os jovens, em especial os socialmente mais frágeis
10 de junho

A função social da esquerda /premium

616
Talvez a direita, noutros tempos, tenha tido o papel de nos lembrar que não somos todos iguais. As reacções ao discurso de João Miguel Tavares sugerem que essa função social é hoje da esquerda.
Igualdade de Género

Ministro: Portugal atrasado na igualdade de género

Manuel Heitor diz que a questão da igualdade de género tem de ser debatida a um nível "muito profundo". O ministro destaca o ensino superior, onde as mulheres enfrentam obstáculos na carreira.
Desigualdade

“O triunfo dos porcos”

265
Enquanto muitos trabalhadores do setor privado reentraram no mercado de trabalho com salários mais baixos, o valor dos ganhos médios mensais brutos no sector público passou de 1.600 para 1.721 euros.
Economia

Uma questão de classe (média) /premium

Estamos num momento de disrupção. Pela automação, pela globalização, pelas economias emergentes, pelos sobressaltos políticos. Mas não precisamos de dar os danos à classe média como inevitáveis.
Brasil

Brasil. Desigualdade de género e raça diminuem

Desequilíbrio entre homens e mulheres diminuiu e rendimento das mulheres aumentou. Apesar de os dados serem positivos, o estudo revela que ainda há diferenças salariais em função da raça.
Desigualdade

Quem quer casar com o Índice de Distância ao Poder

Portugal está na metade cimeira dos países que consideram normal que o poder seja distribuído de forma desigual, uma vez que essa é a posição defendida por 63% dos portugueses. Um dado preocupante.
Discriminação

Discriminação de mulheres com níveis baixos

Portugal aparece em quinto lugar no total de 183 países avaliados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.
Google

Google. Mulheres ganham mais do que os homens

150
Um inquérito interno divulgado na segunda-feira pela Google identificou que os homens que trabalham na empresa ganhou menos do que as mulheres que desempenham as mesmas tarefas.
Palestina

"Não sou a tua querida": a roupa anti-assédio

Para lutar contra a opressão de género, uma estilista lançou uma marca de roupa dedicada à emancipação feminina. Quis desafiar a Palestina, onde 15% das mulheres dizem já ter sofrido abusos sexuais.
Desigualdade

What’s right na desigualdade? /premium

213
O ponto é este: as pessoas só aprovam a globalização se sentirem que ganham alguma coisa com isso e, mesmo ganhando, se não veem outros ganharem desproporcionadamente mais.
Futebol

Ballon d'Or. DJ Solveig pede twerk a jogadora

519
Depois de entregar o prémio de melhor futebolista a Ada Hegerberg, DJ Martin Solveig pediu-lhe um twerk. Ela negou e saiu do palco. Ele desculpou-se dizendo que não sabia inglês assim tão bem.
Ténis

Serena Williams quebra silêncio depois de polémica

267
Numa entrevista a um programa de televisão australiano, Serena Williams negou as acusações de coaching na final do US Open e tornou a insistir que há sexismo no ténis.
Filipinas

O polémico beijo na boca do presidente filipino

Rodrigo Duterte pediu um beijo nos lábios a uma mulher casada durante um evento na Coreia do Sul. Ela diz que não houve malícia, mas o presidente das Filipinas está a ser acusado de misoginia.
Filipinas

Filipinas. O beijo que está a condenar Duterte

O presidente das Filipinas está a ser criticado por ter pedido um beijo a uma mulher durante um evento na Coreia do Sul. Rodrigo Duterte está a ser acusado de sexismo e misoginia. Veja o vídeo.
Desigualdade

Mulheres ganham menos do que homens 

1271
Segundo o estudo "Igualdade de Género ao Longo da Vida - Portugal no contexto europeu", as mulheres europeias são, em média, mais escolarizadas do que os homens, mas ganham salários mais baixos.
Nações Unidas

Guterres pede mais unidade para combater conflitos

O secretário-geral das Nações Unidas pediu esta segunda-feira aos Governos de todo o mundo mais unidade, para responder ao aumento dos conflitos e das desigualdades que se vivem atualmente.
Desigualdade

Em 2030, os 1% mais ricos vão ter 2/3 da riqueza

426
Estudo encomendado pelo parlamento britânico avisa que, se nada for feito, as tendências iniciadas após a crise de 2008 vão levar um "momento de inflexão" nos níveis de desigualdade a nível mundial.
Wimbledon

Navratilova: "McEnroe ganha 10 vezes mais que eu"

106
Ex-tenista checa Martina Navratilova ganha 15 mil libras (cerca de 17 mil euros) para fazer os comentários do torneio de Wimbledon, um valor 10 vezes inferior ao que a BBC paga a John McEnroe.
Dia da Mulher

Dia da Mulher. Iniciativas multiplicam-se no país

As mulheres vão ser homenageadas em várias iniciativas, como lançamento de livros, palestras e conferências. Em 1977 as Nações Unidas proclamaram o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.
Desigualdade

Portuguesas ganham menos 17,5 cêntimos por hora

114
Por cada euro que os homens ganharam em 2016, por uma hora de trabalho, as mulheres receberam apenas 82,5 cêntimos. As desigualdade salarial em Portugal agravou-se nos últimos anos.
Desigualdade

Portugal continua dos mais desiguais da Europa

206
Portugal continua a ter níveis de desigualdade social elevados à escala europeia, uma situação que se agravou na última década e se traduziu no aumento da precariedade laboral e da pobreza.
Desigualdade

RBI: uma questão de justiça e de liberdade

204
Se já temos igualdade face à lei e na participação cívica, porque não ter também igualdade de rendimentos? Por dois valores fundamentais, que se devem sobrepor ao da igualdade: a justiça e a liberdade
Celebridades

Jennifer Lawrence responde a críticas a vestido

301
Na apresentação de um filme, a atriz usou um vestido decotado e os seus colegas apareceram agasalhados. Redes sociais criticaram e falaram em sexismo, mas Lawrence diz que críticas não são feministas.
Desigualdade

1% da população ficou com 80% da riqueza mundial

873
Oxfam diz que em 2017 houve aumento "histórico" do número de multimilionários. Relatório da organização não governamental revela que 80% da riqueza ficou com 1% da população. Recado para Davos
Desigualdade

Ser Peru

Enquanto os obscenamente ricos continuarem convencidos que os obscenamente pobres merecem sê-lo, o Mundo continuará um lugar obscuro e triste, a violência dos revoltados assomará contra os privilégios
Igualdade de Género

Jornalista despede-se por ganhar abaixo dos homens

744
A jornalista Carrie Gracie despediu-se da BBC por ganhar menos do que os homens que ocupam cargos semelhantes ao dela. Gracie trabalhava para a cadeia britânica há mais de 30 anos.
Desigualdade

1% da população capturou 27% da riqueza desde 1980

198
Estudo sobre desigualdade do francês Thomas Piketty revela que os 0,1% mais ricos aumentaram a sua riqueza tanto quanto a metade mais pobre da população.
África

Costa: "Construir pontes em vez de criar muros"

144
António Costa defendeu, num discurso na cimeira União Europeia - União Africana, que é necessário dar os recursos necessários aos jovens para reduzir "a distância, o isolamento e a desigualdade".
Desigualdade

Coladas ao chão com um tecto de vidro

356
A desigualdade salarial média em Portugal anda na casa dos 20%. Por um lado, menos mulheres acedem a profissões bem pagas; por outro, mesmo dentro da mesma profissão, as mulheres têm salários menores.
Ténis

Mulheres substituem bolas no sorteio da ATP

'Sexista', foi assim que foi chamado o sorteio dos grupos para o torneio Next Gens Finals em ténis. As habituais bolas utilizadas nos sorteios de grupos foram substituídas por mulheres.
Celebridades

Alec Baldwin. "Fui muito sexista com as mulheres"

272
O ator Alec Baldwin não foi acusado de nada, mas esta quinta-feira pediu desculpas publicamente por já ter tratado as mulheres de forma sexista. "Já fiz bullying e subestimei as mulheres"
Desigualdade

Portugal. O único que saiu da crise menos desigual

5151
Estudo académico olhou para os países do sul da Europa e, criticando a política da austeridade, destaca Portugal como o único destes países onde o "aperto do cinto" causou menos desigualdade.
Nova Zelândia

Jacinda Ardern prioritiza ambiente e igualdade

204
Considerada a nova líder "rockstar", a recém-eleita primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinta Aldern, tem como prioridades combater as alterações climáticas e as desigualdades de género.
Desigualdade

Porque é que existe uma economia?

244
Em vez de andarmos ocupados com a desigualdade devíamos defender os mais fracos tentando, ao máximo, melhorar o seu capital mínimo. Dar-lhes as melhores escolas, melhores hospitais e melhor segurança.
FFMS

12 motivos para conversar sobre (des)igualdade

170
A Fundação Francisco Manuel dos Santos organiza uma conferência sobre Igualdade, este sábado, em Lisboa. Mas ainda há tanto assim a debater sobre ela? Estes 12 gráficos provam que sim.
União Europeia

Saiba quanto se ganha em cada país da UE

1828
O fosso salarial entre os Estados-membro da União Europeia ultrapassa, no caso da Roménia, os 1000 euros. Quando comparados à Alemanha, poucos países pagam mais pelo mesmo trabalho.
Sexismo

"Infiltrada" revela assédio nas universidades

3998
Uma investigadora esteve "infiltrada" nas universidades portuguesas para trazer à luz uma realidade de bastidores, só conhecida de estudantes e docentes: discriminação e assédio na academia.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

O papel do Estado na redistribuição da riqueza

A perceção sobre o quão parecidas as pessoas são umas com a outras (em relação a quão forte trabalham) está no cerne da opinião sobre o papel do Estado na redistribuição de riqueza.
Papa Francisco

Papa denuncia "dramática desigualdade"

121
O papa Francisco denunciou a existência de uma "dramática desigualdade entre os que têm muito e os que nada têm" e pediu que sejam aplicadas modalidades justas de distribuição de riqueza.
Desigualdade

Desigualdade salarial grave em Portugal

O presidente do Conselho Económico e Social, António Correia de Campos, afirmou esta quinta-feira que Portugal está numa situação de desigualdade grave.
Sexismo

Incursão da Ordem dos Médicos pela misoginia

577
O parecer da Ordem dos Médicos é filho dileto de sexismo puro e retinto. Pior: é misoginia. Mas vamos lá ignorá-lo e concentrarmo-nos no escândalo com o alegado sexismo do caracolinhos holandês.
Uber

Executivos da Uber em bar de acompanhantes

Travis Kalanick era um dos executivos que, em 2014, fez parte de um grupo da Uber que visitou um bar de acompanhantes em Seul. A revelação é feita agora pela ex-namorada do presidente da empresa.
Desigualdade

Quatro indonésios mais ricos que 100 milhões

Os quatro homens mais ricos da Indonésia acumulam mais riqueza que os 100 milhões de pessoas mais pobres do país, tornando-se assim o 6º país mais desigual do mundo.
Desigualdade

E se os oito mais ricos deixassem de ser tão ricos

2694
Se os oito mais ricos deixassem de ser tão ricos ou até se eles nunca tivessem sido ricos não só os pobres não ganhariam nada com isso como seríamos todos mais pobres.
Globalização

O que mais temem os gestores das grandes empresas?

Inquérito da PwC revela que líderes de grandes empresas estão preocupados com o protecionismo após a eleição de Trump. Mas 44% admitem que a globalização não reduziu desigualdade entre ricos e pobres.
FFMS

Desigualdades em Portugal

108
A redução das desigualdades dependerá sobretudo da troca de impostos indirectos sobre o consumo, que afectam proporcionalmente mais os «pobres», por impostos directos sobre o rendimento.
Desigualdade

Rede Europeia Anti-Pobreza elogia plano do Governo

A Rede Europeia Anti-Pobreza congratulou-se com a atenção dada às questões da pobreza e das desigualdades sociais no Programa Nacional de Reformas 2016 e elogia os compromissos do Governo.
Internet

Bêbados aos gritos nas caixas de comentários

333
Portugal, uma das sociedades menos igualitárias do Ocidente, chegou à igualdade pelo menos num aspecto: o do insulto na caixa de comentários.
UNICEF

Desigualdades nas crianças. Portugal no top

Portugal foi um dos países que registou o maior aumento da desigualdade no rendimento das famílias com crianças, revela um relatório da Unicef que analisou 41 países da União Europeia e da OCDE.
Feminismo

Fernanda Torres e a polémica do elogio ao piropo

Fernanda Torres está farta da "vitimização feminista", diz que assédio é um "poder admirável", simpatiza com piropos e garante que "reclamar do homem é inútil". Depois da polémica, as desculpas.
Educação

Ter família pobre não significa ser mau aluno

219
O contexto socioeconómico dos pais influencia as notas dos filhos, mas escolas e professores dinâmicos podem alterar o "destino" dos alunos, conclui estudo do Ministério da Educação.
Filosofia Política

A eterna questão da igualdade

Mais do que combater o mal em abstrato (a desigualdade em abstrato) é fundamental evitar cada mal em concreto (reduzir desigualdades que afetam a integridade humana e o respeito pela sua consideração)
Amor e Sexo

As piores frases de engate de sempre

1100
Antes de haver namoros, há conquistas. Ou pelo menos, tentativas. Nas vésperas de mais um Dia de São Valentim, reunimos as piores dicas de engate já ouvidas. Se está solteiro, pode riscá-las da lista.
Sexismo

Donald Trump volta a atacar Megyn Kelly

A guerra entre o candidato republicano e a jornalista da Fox começou em agosto de 2015. E não parece ter fim à vista: esta quinta-feira, Donald Trump voltou a atacar Megyn Kelly.
Alemanha

A noite que mudou a Alemanha e o amanhã de Merkel

Os crimes de Colónia puseram a política de portas abertas de Merkel em causa. A direita populista cresce e culpa muçulmanos e refugiados. Mas há feministas que preferem culpar o sexismo alemão.
Código Penal

O piropo não foi criminalizado. Graças a Adónis

333
Agora que está resolvida – oh alívio – a questão do piropo (livre, agradeçamos aos elfos) e do assédio sexual verbal de rua (criminalizado), podemos atender a assuntos mais gravosos para as mulheres.
ADN

E se fossem elas a lançar piropos a eles?

175
A criminalização do piropo sexual é o tema do dia. Há meninas de 12 anos a sofrerem com o assédio. Há namorados que ficam chocados. E há quem ache que um piropo é elogio. E se fosse elas a dizê-los?
País

Piropos já valem pena de prisão até três anos

10432
Os piropos com teor sexual já podem valer pena de prisão até três anos, fruto das alterações ao Código Penal estabelecidas em agosto.
Brasil

Ministra atira copo de vinho a senador no Brasil

Num jantar de senadores, em Brasília, um senador chamou a ministra da Agricultura de "namoradeira". Em resposta, Kátia Abreu atirou-lhe um copo de vinho. "Fiz o que qualquer mulher honrada faria".
Economia

FMI vai analisar desigualdade nas economias

O Fundo Monetário Internacional anunciou que o seu trabalho de vigilância não vai limitar-se aos indicadores de estabilidade macro-económicos.
Fortunas

Portugal tem menos milionários que a Grécia

Segundo o Crédit Suisse, Portugal tem 51 mil pessoas com uma fortuna superior a um milhão de dólares. Apenas cinco mil tem mais de 5 milhões (4,4 milhões de euros), menos que na Grécia.
15 questões eleitorais

O país é mais desigual? Precisamos de mais apoios?

A crise atingiu em cheio alguns setores da sociedade, mas quais? Será que Portugal está mais desigual? E há espaço para mais apoios sociais ou basta usar os que temos? O que propõem os partidos?
Reino Unido

"Carruagens sem homens" para travar assédio sexual

425
A existência de carruagens "sem homens" está em debate no Reino Unido. O objetivo do político britânico Jeremy Corbyn é reduzir os crimes sexuais contra as mulheres criando um "espaço seguro".
ADN

Mas qual é o problema de Donald Trump?

396
Os comentários misóginos do potencial candidato republicano estão a afastar as eleitoras. Assessor já se demitiu. Trump fez referências infelizes à amamentação e menstruação.
Igualdade de Género

As mulheres que não querem ser "troféus"

Uma marca de roupa colocou a palavra "troféu" numa t-shirt feminina. Alguns clientes falam em "sexismo" e já há uma petição para o fim da venda. "Esta palavra encoraja a cultura de violação", dizem.
Estado da Nação

O Estado da Nação: resiliência e mudanças

211
Fora da oposição e das carpideiras de serviço, todos – incluindo Costa, quando lhe fugiu a boca para verdade – reconhecem que Portugal está melhor do que jamais imaginaríamos há 4 ou mesmo há 2 anos.
Legislativas 2015

Trata-se dos portugueses

932
Os políticos vão e vem, ganham e perdem. Os países duram. E quanto a alguns bons resultados ou a felizes constatações, não se trata de gabar a coligação. Trata-se, bem mais importante, dos portugueses
Grécia

Mykonos. Um oásis de luxo no meio da crise grega

455
Ao mesmo tempo que Atenas procura um entendimento que evite a saída da Zona Euro, na ilha grega de Mykonos há quem cobre 120 mil euros por uma garrafa de champanhe.
Viral

A história da criança que comove milhões na net

1713
Uma estudante nas Filipinas decidiu fotografar uma criança a estudar na rua à noite, a aproveitar a luz de um restaurante McDonald's. A fotografia tornou-se viral e está a causar comoção na net.
Fundo Monetário Internacional

Lagarde escandalizada com salários de gestores

1552
Diretora do FMI está preocupada com desigualdades económicas e explica:aumentar rendimento aos mais ricos trava crescimento económico, mas aumentar rendimento aos mais pobres faz crescimento acelerar.
Economia

Vítor Gaspar e os males da desigualdade

186
O antigo ministro das Finanças escreve sobre dois livros recentes que tratam o problema da desigualdade entre nações e no seio de cada sociedade. E explica porque é importante pensar a desigualdade.
Igualdade de Género

Mulheres em notas. Há sexismo no dinheiro?

Nos EUA, há uma campanha para incluir o retrato de uma mulher nas notas de 20 dólares. A iniciativa não é única e o tema não é novo. Por cá os euros não têm figuras humanas. Mas os escudos tinham.
Discriminação

Iranianas já vão poder ver jogos. Mas nem todos

Governo de Teerão vai permitir às mulheres e às famílias assistir a eventos desportivos. Desde 1979 que as iranianas estão proibidas de assistir a desportos com atletas masculinos.
Thomas Piketty

O novo rival de Piketty é um economista de 26 anos

Ainda lhe falta um ano para acabar o Doutoramento, mas hoje é a estrela na Brookings Institution onde vai ver o seu trabalho revisto pelo nobel Robert Solow. Matthew Rognlie, é novo nemesis de Piketty
O Economista à Paisana

Economia, bem e mal: desigualdade e crescimento

Portugal já evoluiu muito na igualdade de oportunidades nas últimas décadas. Ainda assim, olhando para o ranking to Global Competitiveness Report, persistem grandes desafios.
Sexismo

Abre a porta do carro a uma senhora? É sexista!

1198
É daquele tipo de homem que gosta de comprar flores a uma mulher e cobri-la com o seu casaco na rua quando está frio? Então é sexista. Simpático, mas sexista. A conclusão é de um estudo.
Dia da Mulher

Mulheres portuguesas ganham menos 13% que homens

581
Em média as mulheres europeias ganham menos 16% que os homens. Estónia, Alemanha e Espanha estão entre os piores países, mas Portugal foi o que mais piorou com a crise.
Feminismo

E proibido a homens, pode ser?

671
A única consolação que temos no caso da barbearia é a esperança de o legislador não atribuir muita importância à expulsão do belo sexo das barbearias e não correr a proibi-lo por lei.
Forum Económico Mundial

Combate à desigualdade no centro de Davos

Um dia depois de a Oxfam ter afirmado que 1% da população mundial vai ter mais do que os restantes 99% em 2016, o Fórum Económico Mundial reúne 2.500 pessoas para debater como evitar isso.
Governo

Passos Coelho: "Não acredito na felicidade"

660
O primeiro-ministro referiu, em Miranda do Corvo, querer reduzir as desigualdades entre os portugueses. E comprometeu-se com uma solução definitiva para o ramal da Lousã.
Piropos

Piropo: problema de gente sem problemas

827
Do que vejo, as raparigas e as mulheres têm medo de assaltos e de violações, mas não conheço uma única que tenha os seus movimentos constrangidos por correr o risco de levar com um piropo.
Assédio Sexual

'Hey baby!' 10 horas de piropos em Nova Iorque

127
Um passeio de dez horas, em silêncio, pelas ruas de Nova Iorque, valeu a Shoshana B. Roberts todo o tipo de piropos. O vídeo de dois minutos quer ajudar a Hollaback! a lutar contra o assédio na rua.
Igualdade de Género

Portugal atrás do Burundi e Lesoto

828
Indicador do poder político é aquele em que as diferenças entre homens e mulheres mais se fazem sentir, tanto em Portugal como no mundo. Ao ritmo atual, só daqui a 81 anos haverá igualdade de género.
Economia

A propósito de Piketty: Falemos de desigualdade

Muitas pessoas irão comprar "O Capital no século XXI" de Thomas Piketty à procura de respostas. Mas o livro deixa, acima de tudo, muitas questões em aberto.
Mundo

Os medos do mundo inteiro

Pew Research Center questionou 48 mil pessoas e pediu-lhes para identificarem o seu maior receio entre cinco categorias: SIDA, armas nucleares, poluição, desigualdade e ódio religioso.
Milionários

Tem 2.674 euros? É um dos mais ricos do mundo

1262
É este montante que divide a população mundial entre os mais ricos e os mais pobres. Se o seu património ultrapassa 56.406 euros, então está entre os 10% mais afortunados do globo.
Discriminação

Quantas vezes foi alvo de sexismo no trabalho?

Ouvir a frase "estás menstruada?" ou ser discriminada pelo "risco de engravidar" são algumas das atitudes sexistas que as mulheres mais sentem no trabalho. Quem o diz é o Everyday Sexism Project.
Desigualdade

Os velhos mais ricos, os novos mais pobres?

573
Será que, numa sociedade de recursos finitos, a melhor forma de fazer justiça social é garantir o rendimento dos avós em vez de criar mais oportunidades para os netos?
Troika

A troika iria destruir o Estado social

Por um lado, o memorando de entendimento era visto como um guião e uma “oportunidade” para fazer reformas no Estado atrasadas há décadas, por outro, seria a sentença de morte do Estado social.
Desigualdade

Vítor Gaspar esmiúça "O Capital"

590
É o livro do momento. E a polémica que cruza todas as latitudes. "O Capital do Século XXI", do economista francês Thomas Piketty, aqui analisado por Vítor Gaspar.
Desigualdade

Piketty acusado de usar dados errados

Autor de "Capital in the Twenty-First Century", o livro sensação de 2014 na área da economia, pode ter chegado a conclusões erradas por causa de problemas nas suas bases de dados.
A página está a demorar muito tempo.