Um livro sobre os 40 anos de existência da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que se completam este ano, vai ser lançado na terça-feira, na Imprensa Nacional – Casa da Moeda, em Lisboa.

“O Essencial Sobre a Companhia Nacional de Bailado”, é o título da obra, da autoria de Mónica Guerreiro, convidada pela CNB a escrever sobre a história da companhia, e resulta de uma parceria com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

O lançamento assinala também a apresentação do primeiro espetáculo da CNB, realizado a 05 de dezembro de 1977, no Porto, no Teatro Rivoli.

As comemorações dos 40 anos da companhia foram celebradas ao longo deste ano com uma temporada especial, ainda delineada pela anterior diretora da companhia, Luísa Taveira.

Entre março e julho deste ano, a CNB levou quatro programas diferentes e um filme a cerca de 37 cidades em todo o país, no âmbito da sua digressão nacional, a maior de sempre na história da companhia, como sublinhou a então diretora em entrevista à agência Lusa, antes do início da anterior temporada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também desenvolveu projetos paralelos, como os Projetos de Aproximação à Dança e as ‘masterclasses’, em todas as cidades onde esteve em digressão.

O lançamento do livro terá lugar na biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, e conta com a apresentação da coreógrafa Olga Roriz, uma das coreógrafas que criou obras para a companhia.

A Companhia Nacional de Bailado foi criada em 1977 como organismo português de referência em dança clássica.

Sediada em Lisboa, a CNB é a única companhia estatal de dança do país, com um corpo permanente de artistas, temporadas de espetáculos, e ações paralelas educativas para vários públicos.

O livro reúne os episódios mais relevantes da história da companhia e factos menos conhecidos do funcionamento da entidade, atualmente dirigida pelo coreógrafo e bailarino Paulo Ribeiro.

A companhia foi criada para apresentar as principais peças do cânone balético mundial, mas também tem produzido e encomendando coreografias contemporâneas a criadores portugueses e estrangeiros.