Rádio Observador

DECO

Deco. Escolher diferentes redes de pagamento para cartões não tem custos

100

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor esclareceu que usar as redes Multibanco, Visa Electron, Maestro, Visa, Mastercard e American Express não tem custos para o consumidor.

MIGUEL A. LOPES/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) esclareceu esta terça-feira que usar qualquer uma das opções abrangidas pelos cartões de débito ou crédito não tem custos para o consumidor, por não afetar a modalidade de pagamento.

“O consumidor não paga encargos extra por escolher qualquer uma das redes abrangidas pelo seu cartão. Não terá custos adicionais pois não está em causa a modalidade de pagamento e sim a rede através da qual é feito”, aponta a Deco, numa nota colocada no seu ‘site’.

Em causa estão as redes Multibanco, Visa Electron, Maestro, Visa, Mastercard e American Express, opções que começaram a surgir nos terminais de pagamento automáticos há dois anos, cabendo ao cliente escolher uma destas marcas.

“Não paga mais por escolher qualquer uma das redes de pagamento abrangidas pelo seu cartão”, reforça a Deco.

Segundo a associação, “os pagamentos com cartões exclusivamente de débito são descontados na conta associada a esse cartão”, enquanto o valor das compras com cartões de crédito “será deduzido ao limite do crédito disponível”.

No caso dos cartões que disponibilizam as duas funções — de débito ou de crédito — o cliente “tem de escolher a rede de pagamento e não a natureza da operação”, refere.

“Para pagar a débito, selecione a rede Multibanco, Visa Electron ou Maestro, conforme a que está abrangida pelo seu cartão. Caso prefira pagar a crédito, escolha entre Visa, Mastercard ou American Express”, aconselha a Deco.

Em meados de 2016, a SIBS, entidade que gere os pagamentos multibanco em Portugal, divulgou ter sido feita uma alteração que possibilita escolher a forma como se faz determinado pagamento num terminal, ressalvando que não há implicações para o cliente.

Esta alteração decorre de um regulamento europeu de taxas de intercâmbio de cartões.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)