O líder da oposição extraparlamentar russa Alexei Navalny patrocina este domingo manifestações contra o regime de Vladimir Putin em 115 cidades da Rússia.

As autoridades já emitiram uma advertência contra os protestos convocados para hoje, ao referirem que não foram autorizadas.

Navalny convocou uma “greve de votantes” em toda a Rússia, após a rejeição pela comissão eleitoral da sua candidatura às eleições presidenciais de março, alegando que está inabilitado devido a antecedentes penais.

Segundo o opositor, o protesto está programado para 115 cidades russas.

“Por muito que tentem meter-nos medo, não podem haver repressões em massa contra os participantes no ato” do 28 de janeiro, escreveu Navalny na sua página digital.

O opositor encorajou os seus apoiantes a responderem à convocatória porque “em 99% dos casos, a forma de luta política mais segura, efetiva e simples são as manifestações”.

Centenas de manifestantes foram detidos em março e junho de 2017, sobretudo em Moscovo e São Petersburgo, no decurso dos protestos não autorizados convocados por Navalny.

Segundo os analistas, o Presidente russo Vladimir Putin, 65 anos, será reeleito no escrutínio de março com um resultado histórico de mais de dois terços dos votos, permitindo-lhe permanecer no Kremlin até 2024.

Navalny já considerou que, com a vitória de Putin garantida, as autoridades não vão manipular os resultados de março mas antes a taxa de participação, pelo facto de a abstenção nas últimas legislativas de setembro de 2016 ter ultrapassado 50% dos eleitores inscritos.

Putin acusou na semana passada Navanly de ser o candidato preferido dos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR