A era dos DVDs de exercícios foi, talvez, o início desta tendência de treinar em casa, que começou de forma humilde. Bem, talvez não tão humilde assim. Nos anos 50 a televisão americana já apostava em programas de exercícios em casa, mas o primeiro vídeo da rainha da aeróbica Jane Fonda foi lançado em 1982 e vendeu 17 milhões de cópias. Com ela começou esta febre do fitness que acabou por chegar também à Europa e continuou até hoje.

No início do milénio, houve uma explosão desta febre e cada vez mais celebridades começaram a lançar DVDs que prometiam o treino mais eficaz para se ficar em forma. Atrizes, apresentadoras, modelos, estrelas de reality shows e, sim, claro que a rainha da televisão Kim Kardashian também teve o seu DVD. Mas então chegou o Youtube e criaram-se novas estrelas do fitness e um novo fulgor em volta deste campeonato.

Dos treinos das super modelos ao coach online em Portugal

Um tapete, alguns pesos e pouco mais será preciso para fazer o seu próprio treino em casa. Melissa Duarte tem um coach online da empresa portuguesa Team Sik Nutrition que lhe faz os planos semanais de treinos e alimentação de acordo com os seus objetivos. “Nunca tive prazer em estar numa zona mista em ginásio e, em casa, consigo gerir melhor o tempo para os dias em que posso realmente treinar. E o coach é importante porque me incentiva a cumprir os treinos. Aprendi uma técnica que é o “piggyback” que significa juntar um novo hábito a um hábito que já existe para o passarmos a fazer recorrentemente. Por exemplo, sei que chego a casa e o meu hábito normal é ir colocar o lixo na rua, então vou já equipada para iniciar o meu treino na rua com uma corrida e seguir depois para o resto do treino em casa”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se está a começar e precisa de motivação, talvez um coach online seja benéfico para lhe ajudar a planear o que vai fazer. Mas se gosta de chegar a casa, calçar os ténis e espairecer com um bom treino do Youtube, reunimos oito dos melhores que vai encontrar na Internet. Ponha a música a tocar, ligue o computador, afaste o tapete da sala e divirta-se.

Blogilates

Cassey Ho fez o seu primeiro vídeo em 2009 e hoje em dia tem um império, com um dos maiores canais de Youtube dedicados ao fitness para mulheres, com mais de quatro milhões de subscritores. Tem vídeos de tudo: desde 8 minutos de abdominais a exercícios para fazer num apartamento pequeno.

Train like an Angel

A gigante da lingerie alargou o seu mercado para a roupa de fitness e as famosas Anjos começaram a mostrar alguns dos seus treinos. Candice Swanepoel mostra um treino simples de pernas.

The Fitness Marshall

Caleb Marshall criou o seu canal de Youtube em 2014 e rapidamente ganhou fama pelos seus vídeos divertidos de danças e coreografias que permitem fazer rápidas sessões de cardio em casa. E não ache que vai ser a única a dançar sozinha em casa. Vai estar com, pelo menos, um milhão de subscritores.

Tone it Up

As duas amigas Karena Dawn e Katrina Scott foram, talvez, as pioneiras do coach à distância e criaram uma das companhias de fitness de maior sucesso com vídeos no Youtube e acompanhamento à distância que se foca em treinos curtos mas intensos.

Fitness Blender

Este casal com mais de 25 anos de experiência em fitness têm mais de quatro milhões de subscritores no Youtube e focaram os seus treinos em exercícios próprios para fazer em casa, com planos rápidos para quem se aborrece facilmente a treinar sozinha.

Kayla Itsines

Kayla tornou-se uma guru do fitness com o seu plano “The Bikini Body 28-Day Healthy Eating & Lifestyle Guide”, que se tornou um sucesso mundial. Kayla já correu o mundo a fazer aulas em arenas para milhares de mulheres e as suas aulas “Sweat with Kayla” são um sucesso no seu Youtube.

Beginner Yoga With Tara Stiles

Tara Stiles é uma guru do ioga que criou o conceito Strala Yoga, uma nova abordagem que junta movimentos do ballet. Tara faz também vários vídeos de ioga para iniciantes.

Jessica Valant Pilates

Jessica é instrutora de pilates e criou o seu canal de Youtube a pensar exclusivamente nas mulheres que não têm tempo de ir ao ginásio com treinos rápidos para a “happy hour”.