Discriminação

Fãs tentam sabotar Pantera Negra por racismo? Não. Por serem “anti-Disney”

Grupo criado no Facebook para baixar avaliação de novo filme da Marvel foi banido por ser um apelo à discriminação. Criador dizia que as críticas eram por a Disney pagar para se dizer mal da DC Comics

Um grupo no Facebook para dar más críticas a Pantera Negra, o novo filme de super-heróis da Marvel Studios (detido pela Disney), foi banido pela rede social. Razão? Os trolls (expressão utilizada na Internet para definir quem gosta de criar conflitos sem nenhuma razão aparente) já tinham tentado diminuir a pontuação do último Star Wars no site Rotten Tomatoes — que agrega avaliações de críticos e do público — por ter “uma agenda feminista”.

A razão aparente que levou o Facebook a banir o grupo foi por incentivar à discriminação. No entanto, o criador do movimento dizia na rede social que queria alterar a classificação do filme como “um ataque à Disney por pagar a críticos que dizem mal dos filmes da DC”. No grupo estava ainda a referência de que iriam promover ações contra outros filmes e séries da Marvel.

A DC é a maior concorrente da Marvel Studios. Com filmes do Batman, Super-Homem e a Liga da Justiça (da DC) a não alcançarem os resultados de bilheteira de filmes como Homem-de-Ferro, Os Vingadores ou Guardiões da Galáxia (da Marvel) o motivo aparente do grupo era o fanatismo pela personagens fictícias. No entanto, por o alegado criador ser assumidamente de extrema-direita, vários utilizadores reportaram o grupo por estar a criticar o Pantera Negra por ter um elenco compostos maioritariamente por negros.

Responsável do Rotten Tomatoes à NBC, que avançou a notícia, afirmou que com o lançamento no cinema de Pantera Negra, que o site esta a monitorizar com especial cuidado qualquer forma de discurso de ódio.

Um utilizador do Twitter partilhou uma imagem do grupo.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mmachado@observador.pt
Eutanásia

Porque vou votar contra a eutanásia /premium

Inês Domingos

Vou votar contra porque acredito que a dignidade humana não se esgota com as nossas capacidades ou com o nosso estado de saúde. Para mim, a dignidade do ser humano persiste até ao último sopro. 

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)