A escola da Seara Velha, na freguesia do Curral das Freiras, em Câmara de Lobos, foi esta terça-feira encerrada devido ao aumento do caudal de uma ribeira, por “questões de precaução e de segurança”, segundo o Governo da Madeira.

“Devido à situação meteorológica que causou chuvas abundantes e fez subir o leito do ribeiro que se encontra junto à escola da Seara Velha, decidiu-se pedir aos pais que recolhessem os alunos como forma única de precaução e de segurança para a comunidade escolar”, explicou à Lusa o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.

O mau tempo que está a afetar o arquipélago da Madeira desde segunda-feira motivou a queda de árvores. No hotel do Santo da Serra, concelho de Santa Cruz, uma árvore de grande porte caiu sobre a unidade turística, provocando danos materiais na estrutura e em quatro viaturas de clientes, informou fonte da unidade hoteleira.

Em termos da operação aeroportuária, estão já cancelados quatro voos que deveriam aterrar na ilha da Madeira (vindos de Lisboa e Porto) e outros quatro divergiram para Faro e Porto. Ainda assim, uma aeronave proveniente de Zurique conseguiu aterrar esta manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da Proteção Civil Regional, José Dias, referiu que as ocorrências são essencialmente quedas de árvores e lembrou que a situação de mau tempo terá tendência a acalmar.

“O que se projeta é que a seguir à hora do almoço, por volta das 13h00, haja uma diminuição significativa da precipitação”, disse.

O vento forte na zona do aeroporto (Santa Cruz) chegou a ter uma rajada aos 113 quilómetros por hora, registada pela estação que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem no local.

O IPMA elevou para vermelho o aviso de vento e chuva para as zonas montanhosa, em vigor até ao final da noite. Para a chuva o aviso está ativo no restante território até às 15h00.

Devido à agitação marítima, a Câmara Municipal do Funchal “procedeu ao encerramento temporário do passeio marítimo da praia Formosa, entre a praia Formosa e a ribeira dos Socorridos”, com a autarquia a recomendar a toda a população que mantenha, ao longo do dia, “uma distância de segurança para a orla costeira”.

Também a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais informou esta terça-feira “que todos os espaços de utilização pública sob gestão do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), jardins, incluindo o Jardim Botânico”, foram encerrados devido às condições meteorológicas.

Também os percursos recomendados pelo instituto madeirense estão encerrados desde segunda-feira.

A Zona Marítima da Madeira, por seu turno, salientou que o “auge” do mau tempo acontecerá durante o dia e noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, continuando o tempo “adverso” até domingo (4 março).

A autoridade lançou um alerta para toda a comunidade marítima que se encontre no mar, para que regresse com urgência ao porto de abrigo mais próximo.