Desporto

José Mourinho e Fernando Peyroteo distinguidos com prémio Quinas de Ouro 2018

José Mourinho e o antigo futebolista Fernando Peyroteo são dois dos distinguidos com o prémio Quinas de Ouro 2018. Os restantes galardoados vão ser anunciados numa gala a 19 de março.

KIERAN GALVIN/EPA

O treinador português do Manchester United, José Mourinho, e o antigo futebolista Fernando Peyroteo são dois dos distinguidos com o prémio Quinas de Ouro 2018, anunciou esta terça-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Da lista de premiados por nomeação, escolhidos pela FPF, Associação Nacional Treinadores de Futebol (ANTF) e Sindicato dos Jogadores (SJPF), fazem ainda parte vários projetos de responsabilidade social.

A José Mourinho é atribuído o Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão/Portugalidade, “no ano em que celebra 15 anos sobre a vitória na Taça UEFA pelo FC Porto em Sevilha”.

“As três entidades consideraram unanimemente que o papel de embaixador de excelência de Portugal, desempenhado ao longo de vários anos em diferentes países, ditaria a atribuição deste galardão”, pode ler-se em comunicado da FPF.

O prémio Prestígio/Carreira foi atribuído a Fernando Peyroteo, um “futebolista de craveira mundial” que “conquistou vários títulos, entre campeonatos nacionais, Taças de Portugal, Campeonato de Portugal e Regionais de Lisboa”.

“Avançado temível, é dele, entre outros, o registo de artilheiro com mais golos marcados — nove – num só jogo do Campeonato. Na seleção nacional conseguiu o excelente registo de 15 golos em 20 internacionalizações. Como selecionador nacional, cargo que ocupou por escassos dois jogos, deixou igualmente uma marca indelével, lançando Eusébio na equipa das Quinas”, pode ler-se.

As três entidades decidiram ainda distinguir a Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência pela participação da seleção nacional de Futebol de sete para pessoas com paralisia cerebral que decorreu na Argentina.

“Num projeto cofinanciado pela FPF, a equipa portuguesa classificou-se em 12.º lugar entre as 16 concorrentes. A prova foi vencida pela Ucrânia que bateu o Irão por 1-0”, indicam.

Os restantes vencedores das Quinas de Ouro serão revelados a 19 de março, durante uma gala que decorrerá no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)