776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bruno de Carvalho contra-ataca: contesta Marta Soares e pede reunião da Assembleia Geral

Este artigo tem mais de 5 anos

Presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting vai convocar reunião para decidir o que fazer caso Bruno de Carvalho não se demita. Presidente do clube pede nova AG para demitir Marta Soares.

i

NUNO FOX/LUSA

NUNO FOX/LUSA

O presidente da mesa Assembleia-geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse esta manhã à TSF que “estão esgotadas as hipóteses da manutenção da atual presidência” do clube, pressionando um pedido de demissão do presidente Bruno de Carvalho. Marta Soares marcou para esta segunda-feira uma reunião da mesa da Assembleia Geral do clube de Alvalade para tomar uma posição, caso o atual presidente não apresente a sua demissão. A resposta de Bruno de Carvalho não se fez esperar. No Facebook (ver publicação integral no final deste texto), ripostou dizendo que é ele quem vai pedir uma reunião da Assembleia Geral, para… pedir a demissão de Marta Soares. O Observador sabe que esta segunda-feira haverá uma reunião do Conselho Fiscal e Disciplinar e da Mesa da Assembleia Geral.

Os sócios deram sinal, disseram o que querem. Por isso, ou alguém, neste caso o próprio Bruno de Carvalho,  toma a melhor atitude, para respeito ao que os sócios querem, ou então utilizaremos toda a nossa competência estatutária para fazer regressar a paz ao Sporting Clube de Portugal”, disse Marta Soares

Sobre esta posição do presidente da mesa da Assembleia Geral, Bruno de Carvalho acusa-o de ter criado “a maior confusão vista na história do Sporting CP ao conduzir de forma infantil e incompetente uma AG”. Encara as declarações de Marta Soares como uma “ameaça” e responde à convocação de uma reunião da mesa da AG com o pedido para uma reunião deste órgão do clube: “Para os sócios se voltarem a pronunciar sobre nós e neste momento, separadamente, sobre os Presidentes da MAG e do CFD. Se os sócios não tiverem a memória curta sairá pela porta pequena como em Poiares”.

O presidente do Sporting também dá conta neste mesmo post que esta segunda-feira espera ainda um comunicado do Conselho Fiscal e Disciplinar: “Hoje parece que vão fazer um comunicado, vão ver os estatutos, vão ver a forma de me deitar um pouco mais abaixo… Graças a Deus que acabou o método de Hondt. Como dizem os adeptos, os dirigentes passam e fica o Clube. Venha de lá esse mimo”. Entretanto, o Observador apurou que hoje haverá uma reunião deste órgão do clube.

Já em declarações à rádio Poiares, Jaime Marta Soares já respondeu à parte da publicação em que foi invocada a Câmara Municipal que liderou durante vários anos: “Meter o nome da minha terra no meio de uma situação destas… O Bruno de Carvalho pensava que era tudo à maneira dele e que ele é que mandava. Ontem [domingo] viu que não é assim, o Sporting está acima de todos. “Vamos fazer aquilo que os estatutos definem. É isso que vamos respeitar”.

O presidente do Sporting, enquanto líder do Conselho Diretivo, e o Conselho Fiscal e Disciplinar têm o poder estatutário para convocar, por si, uma Assembleia Geral extraordinária, tendo apenas de formalizar um pedido junto da mesa da AG para que tal aconteça ao abrigo do artigo 51.º, da Assembleia Geral Comum Extraordinária. O que Marta Soares agendou esta segunda-feira não é uma reunião magna, mas sim um encontro de trabalho deste órgão social, a mesa da AG. Nesta reunião, que deverá decorrer ao final do dia, Marta Soares pretende analisar a atual situação numa altura em que a crise em Alvalade se agravou.

“Com Bruno de Carvalho não há paz no Sporting”, disse Jaime Marta Soares logo de manhã na TSF, apontando para o que aconteceu este domingo no estádio, no jogo da equipa de futebol do Sporting contra o Paços de Ferreira. “Os sócios deram sinal“, referiu o presidente da mesa da Assembleia Geral apontando a divisão visível entre adeptos do clube. Na sua opinião, “estão esgotadas as hipóteses de uma manutenção da atual presidência, para o Sporting retomar a paz que se impõe e que se deseja e que tem de ser imediata. E espero que ele tenha consciência disso”.

“Os clubes ficam, as pessoas passam”, disse Marta Soares numa análise às últimas intervenções de Bruno de Carvalho que admite “deixar história” no Sporting: “Mas isso não dá o direito de pensar que o clube é propriedade de alguém a não ser dos sócios”. À Rádio Renascença, acrescentou que “seria conveniente que [Bruno de Carvalho] tomasse [a decisão de sair], porque merece ser respeitado.

Entre a Nascente, a Poente, a Central e a Sul, qual é o norte do Sporting para o futuro?

Depois da polémica dos últimos dias, no sábado, Jaime Marta Soares já tinha vindo dizer que queria “ter uma conversa com o presidente Bruno de Carvalho”, “franca, leal e aberta”, antes de tomar uma atitude. Mas isto, “sempre com a perspetiva de apaziguar este momento, que está muito inflamado. Não ganha ninguém, ninguém ganha com isto e muito menos o Sporting”, disse então. No entanto, na manhã seguinte ao jogo que decorreu em Alvalade — em que o Sporting venceu o Paços de Ferreira por 2-0 e os adeptos presentes fizeram questão de apoiar a equipa e o treinador, assobiando o presidente do clube — e à conferência de imprensa de Bruno de Carvalho, o presidente da mesa da Assembleia Geral do clube vai agora mais longe. “Os sócios disseram aquilo que querem”, disse esta segunda-feira à TSF.

Bruno de Carvalho: “Se querem a minha demissão há um sítio próprio”

Na conferência de imprensa depois do jogo, Bruno de Carvalho quis falar aos jornalistas e desafiou quem o contesta: “Se querem a minha demissão há um sítio próprio”. O presidente do Sporting tem mais três anos de mandato, depois de ter sido reeleito presidente, em fevereiro passado, com 86% dos votos. Nessa altura, o presidente do Sporting forçou uma relegitimação do poder, depois de ter sido contestado numa (outra) polémica reunião da Assembleia Geral do clube onde levou a votos uma mudança de estatutos questionada pelos sócios.

Na atual polémica, que expôs o choque entre jogadores da equipa de futebol e presidente do clube, já houve uma primeira baixa nos órgãos sociais do Sporting. Jorge Gaspar demitiu-se de vogal do Conselho Fiscal e Disciplinar do clube por entender que as posições de Bruno de Carvalho “não dignificam o Sporting Clube de Portugal, lesam gravemente a sua imagem pública, prejudicam gravemente a marca ‘Sporting’ junto dos nossos parceiros comerciais e patrocinadores, causam danos por ora ainda inestimáveis na esfera desportiva e competitiva das nossas equipas e atletas e contribuem ainda mais para retirar o foco mediático de um conjunto de questões bem conhecidas (incluindo algumas de natureza judicial) que inquietam outras instituições desportivas”, segundo escreveu num comunicado.

Entretanto, na página de facebook de BdC…

À mesma hora que foram conhecidas estas declarações de Jaime Marta Soares, Bruno de Carvalho disparou mais três tiros num mesmo post da sua página do facebook — depois acabou por acrescentar um ponto extra dedicado a Marta Soares. O presidente do clube atirou, assim, a quatro pessoas: Jaime Marta Soares; Nuno Silvério Marques, que foi candidato a presidente do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting nas listas de José Couceiro, em 2013; Jorge Gaspar e ao comunicado que ainda espera esta segunda-feira; Paulo Almeida, por causa de umas crítica que lhe fez na mesma rede social.

Vistas em conjunto, nas três críticas Bruno de Carvalho acaba por deixar dois tipos de acusação aos visados: falta de coerência e vingança pessoal. Na última linha do post o presidente do Sporting ainda atira uma indireta ao Benfica, quando diz que “o SCP não é um certo clube que, para não ter oposição, convida todos para as listas ou dá avenças ou salários”, numa referência à direção de Luís Filipe Vieira.

O texto publicado no facebook na íntegra:

A caminho do Hospital, mas como não consigo desligar do SCP, deixo 4 notas:

1. Ontem, o Dr. Nuno Silvério Marques apressou-se, no final do jogo, a explicar-me a seguinte diferença:

“Liguei-lhe para me solidarizar com a sua situação (seja lá o que isso quer dizer…) e não com as suas palavras”. Parece o Titanic a ir ao fundo e o medo das “ondas = bancadas” a provocar os primeiros a saltar do barco;

2. O Dr. Jorge Gaspar teve a sua carta de demissão “miraculosamente” a chegar aos jornais… Diz ele que “esteve sempre contra mim e que isso estava nas actas do CFD”… Faz um ano, agradeceu a honra do convite. Deve ter-se enganado na pessoa de certeza… Devia pensar que ao telefone estava o Madeira Rodrigues. Ou estão agora a alterar as actas, ou então finalmente percebo porque se arrastam, indefinidamente, os processos… Hoje parece que vão fazer um comunicado, vão ver os estatutos, vão ver a forma de me deitar um pouco mais abaixo… Graças a Deus que acabou o método de Hondt. Como dizem os adeptos, os dirigentes passam e fica o Clube. Venha de lá esse mimo;

3. O Dr. Jaime Soares criou a maior confusão vista na história do Sporting CP ao conduzir de forma infantil e incompetente uma AG. Com essa sua actuação provocou a necessidade na Direcção de fazer uma nova AG e eu a vir a público a defender um homem que não tem defesa possível. Este foco de problemas vem agora ameaçar-me. Eu tinha-o avisado que mais uma dele e quem pediria a sua saída seria eu e não só os sócios como o fizeram de forma esmagadora só o mantendo porque eu o pedi. Escusa de reunir a MAG, que se diga nunca se reviu nele nem esteve a seu lado, pois serei eu a pedir novamente à Direcção para se fazer uma AG para os sócios se voltarem a pronunciar sobre nós e neste momento, separadamente, sobre os Presidentes da MAG e do CFD. Se os sócios não tiverem a memória curta sairá pela porta pequena como em Poiares;

4. Vejam como não dar emprego a alguém, dá logo direito a ataques pessoais. Este Paulo Almeida faz-me lembrar o Alexandre Marques, do Grupo anti-Bruno Sentir Sporting, que se aziou comigo porque faz 5 anos que não dei emprego de secretária à mulher dele. E é assim o Sporting CP. Se não dás emprego, azia. Que enganados estavam comigo. O SCP não é um certo clube que, para não ter oposição, convida todos para as listas ou dá avenças ou salários”.

Artigo atualizado com post de Bruno de Carvalho no facebook

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora