É a primeira baixa dos órgãos sociais do Sporting, após a polémica entre Bruno de Carvalho e jogadores que envolveu críticas no Facebook do presidente, um comunicado conjunto dos atletas e uma ameaça de suspensão do líder máximo dos leões. Jorge Gaspar, vogal do Conselho Fiscal e Disciplinar (CFD) do clube — portanto, membro dos órgãos sociais –, enviou uma carta de demissão ao presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, renunciando ao cargo.

No documento de renúncia, a que o Observador teve acesso, Jorge Gaspar escreve que “os recentes acontecimentos pós-jogo Atlético de Madrid vs. Sporting Clube de Portugal e as posições e decisões institucionais do Presidente do Sporting Clube de Portugal tornam inevitável a apresentação da minha renúncia ao lugar de Vogal do CFD do nosso Clube”. A justificação segue de seguida:

Entendo que as mesmas [as posições e decisões de BdC] não dignificam o Sporting Clube de Portugal, lesam gravemente a sua imagem pública, prejudicam gravemente a marca ‘Sporting’ junto dos nossos parceiros comerciais e patrocinadores, causam danos por ora ainda inestimáveis na esfera desportiva e competitiva das nossas equipas e atletas e contribuem ainda mais para retirar o foco mediático de um conjunto de questões bem conhecidas (incluindo algumas de natureza judicial) que inquietam outras instituições desportivas”, lê-se ainda.

Segundo apurou o Jornal de Notícias, o presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, Marta Soares, já ameaçou convocar uma assembleia de destituição do presidente.

Ao jornal Record, Marta Soares garantiu que não vai permitir que uma crise como a atual “se repita” e agradeceu aos “jogadores e equipa técnica pelo sentido de responsabilidade que demonstraram em todo o processo, e pela serenidade com que enfrentaram todo este problema em prol do Sporting”. Pouco antes, dissera ter vontade de ter uma “conversa franca, leal e aberta”, para “apaziguar este momento, que está muito inflamado.

Não ganha ninguém, ninguém ganha com isto e muito menos o Sporting”. Depois da conversa, disse ainda, tomaria “a atitude que achar mais conveniente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR