O Twitter é uma rede social. Ora, rede social, por defeito, será algo que une uma sociedade, logo composta por pessoas. Depreende-se assim que tudo que ali seja escrito, partilhado e divulgado provenha de seres humanos. Mas parece que não é assim. O Pew Research Center, um centro de investigação de Washington, concluiu que 66% dos links para sites populares que são partilhados no Twitter são divulgados por bots: contas autónomas que conseguem partilhar conteúdo ou interagir com utilizadores sem intervenção humana.

O centro de investigação analisou 2.315 links para sites populares divulgados na rede social e examinou cerca de 1.2 milhões de tweets. Além de descobrir que 2/3 dos links publicados não passam pela mão de humanos, revelou uma grande discrepância entre as ligações para sites de entretenimento e aquelas para sites noticiosos: no primeiro caso, 89% dos links são da responsabilidade de bots; no segundo caso, essa percentagem cai radicalmente para 22%.

Para identificar estes bots, o Pew Research Center utilizou o Botometer – uma ferramenta criada por investigadores da Universidade da Califórnia que estima a probabilidade de uma determinada conta ser controlada autonomamente.

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