A Google mudou a interface de um dos serviços de correio eletrónico mais populares em todo o mundo, o Gmail. Esta nova versão, anunciada na semana passada, já está disponível para todos os utilizadores. Entre os principais destaques está um “modo confidencial Gmail”, respostas automáticas e um visual completamente redesenhado.
Na prática, o e-mail é o mesmo, a experiência é que muda (e bastante). O novo Gmail quer oferecer um visual mais apelativo e fluido para quem utiliza este serviço a nível pessoal ou empresarial (este último com o G Suite, o serviço Gmail e serviço Google Cloud para empresas).
As principais mudanças no Gmail
Com a mudança da interface, a Google adicionou ao Gmail uma barra lateral esquerda onde é possível aceder ao calendário e tarefas sem sair do separador do browser. Além do modo confidencial (em que é permitido enviar email com validade e cancelar emails enviados), é possível abrir anexos de emails sem abrir o tópico e ativar alertas personalizados para responder a emails.
Com mais de quatro mil empresas em todo o mundo a utilizar o G Suite, a Google centra as alterações no serviço pago para utilização empresarial. No entanto, a maior parte já está disponível para o serviço gratuito do Gmail, que é financiado por publicidade direcionada aos utilizadores.
Em comunicado enviado às redações, David Thacker, o vice-presidente de gestão de produto do G Suite, afirma quanto ao lançamento da nova versão do Gmail: “o objetivo com o G Suite tem sido ajudar as empresas a transformarem a forma como trabalham com a nossa suite colaborativa baseada na Cloud e com as nossas apps de produtividade”.
A primeira e mais relevante mudança no serviço é o “modo confidencial”, que disponibiliza várias alterações de segurança e privacidade. Com o novo Gmail passa a ser possível acrescentar um prazo de validade aos emails, cancelar o envio de mensagens enviadas, ativar uma autenticação extra — por SMS — para o destinatário abrir o email enviado, e proibir quem recebe uma mensagem eletrónica de a imprimir, copiar ou reencaminhar.
Outra das alterações é possibilidade de responder de forma automática a e-mails no browser, uma funcionalidade que só estava disponível para smartphones. Ao receber um email, o sistema de inteligência artificial da Google sugere três respostas para se poder rapidamente responder a um email. Com este sistema inteligente, a Google mudou também as notificações, avisando os utilizadores menos vezes e só de “mensagens importantes”.
Com o novo Gmail é ainda possível abrir os anexos dos emails sem abrir a mensagem enviada apenas através da caixa de entrada. Além disso, é possível também responder automaticamente aos e-mails sem os abrir ou silenciar a troca de e-mails (uma opção útil para quem troca emails em grupo). A Google afirma que esta barra poderá ser utilizada com aplicações de “parceiros terceiros”, não obrigando os utilizadores a utilizar apenas as aplicações da empresa.
A nova barra lateral esquerda para aceder ao calendário, às notas e tarefas (outras apps Google) é outra das principais alterações na interface. Agora, sem sair do separador que está aberto, é possível aceder a estas aplicações para marcar tarefas na agenda.
O último destaque do novo Gmail vai para para as empresas, com a extensão das ferramentas offline do G Suite. À semelhança de serviços, como o Microsoft Outlook, o G Suite vai guardar mensagens no computador até 90 dias permitindo responder a emails e organizar a caixa de entrada, mesmo quando não se está ligado à Internet.
Algumas destas alterações estão focadas em clientes do G Suite no programa “Early Adopter” [ser o primeiro a experimentar]. Contudo, a Google afirma que “ao longo das próximas semanas” todas as funcionalidades ficarão disponíveis para todos. Para experimentar na sua conta pessoal as principais mudanças do novo Gmail e ver o novo visual vá a definições — no canto superior direito — e selecionar “Experimentar o novo Gmail.