“A fotografia da National Geographic é reveladora, transportadora e inspiradora. Agora é a sua vez de nos inspirar”. Este é o pedido que a National Geographic faz aos fotógrafos espalhados pelo mundo: quer entregar 10 mil dólares à fotografia “mais poderosa” que chegar à secretária do instituto, desde que “mostre o mundo, as pessoas, os lugares e as culturas”, como explica o próprio site. Já abriu o concurso Travel Photographer of the Year da National Geographic. E tem até 31 de maio para enviar a sua fotografia que “contam a história de um local de um momento”.

Todas as fotografias são divididas em três categorias: natureza, cidade e pessoas. Para participar, no entanto, tem de abrir a carteira: tem de pagar 15 dólares para submeter o seu trabalho, mas não há número limite de submissões. A fotografia preferida do júri ganha 10 mil dólares, mas cada um dos vencedores em cada categoria também arrecadam 2.500 dólares.

A prova já vai com cinco semanas de avanço, por isso a National Geographic decidiu mostrar as fotografias favoritas até agora. Veja-as na fotogaleria e inspire-se.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR