895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comissão de Fiscalização suspende direção do Sporting "com efeitos imediatos". Bruno de Carvalho reage

Este artigo tem mais de 5 anos

Membros da comissão dizem que decisão tem "efeitos imediatos". Bruno de Carvalho reagiu no Facebook e fala numa "golpada". Mesa da Assembleia Geral deverá nomear Comissão de Gestão.

i

MIGUEL A.LOPES/LUSA

MIGUEL A.LOPES/LUSA

A Comissão de Fiscalização nomeada pela Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting suspendeu esta quarta-feira o Conselho Diretivo do clube, uma decisão que tem “efeitos imediatos”, de acordo com os responsáveis que estiveram presentes na conferência de imprensa: João Duque, António Santos e Rita Garcia Pereira.

“Entendeu-se não haver necessidade de instaurar o procedimento prévio de inquérito e partiu-se imediatamente para a suspensão preventiva, tal como tinha sido requerido pelos sócios participantes, e, simultaneamente, deduzir-se a competente nota de culpa, que seguiu ainda hoje de manhã para os membros do Conselho Diretivo. Tem efeitos imediatos e a partir de agora começa o prazo para os visados se pronunciarem”, disse Rita Garcia Pereira.

António Sousa acrescentou que a suspensão teve por base “todos os elementos que puderam sustentar esta decisão”: “Foi envidada documentação que reunia matéria indiciária suficientemente forte que permitia tomar esta decisão por violação dos estatutos do Sporting Clube de Portugal“. O membro do Conselho de Fiscalização informou ainda que a suspensão abrange “os cargos e também a própria entrada nas instalações” do clube. “Qualquer ato que seja tomado pelo Conselho Diretivo a partir daqui será nulo e de nenhum efeito”, acrescentou a comissão.

O mesmo responsável disse também que “compete à Mesa da Assembleia Geral nomear uma Comissão de Gestão para que não se crie no Sporting um vazio de gestão”. Respondendo às perguntas dos jornalistas, António Santos alertou de que a assembleia geral marcada por Bruno de Carvalho para dia 17 de junho é ilegal: “Do ponto de vista jurídico não existe. Todas as decisões que ali forem tomadas são nulas e de nenhum efeito. A Mesa da Assembleia Geral é a única entidade com competência e capacidade jurídica para marcar uma assembleia geral”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruno de Carvalho já reagiu à suspensão. No Facebook, o presidente do Sporting disse que se trata de “uma golpada”, uma “tomada de poder à força” e que “quem manda no Clube são os sócios todos e não meia dúzia”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.