Feira do Livro

Vencedor do Prémio Literário UCCLA/Novos Talentos apresentado esta quarta-feira na Feira do Livro

O livro de poesia "Equilíbrio Distante", de Óscar Ruben Maldonado, vencedor do Prémio Literário UCCLA-Novos Talentos, Nova Obras em Língua Portuguesa, é apresentado na Feira do Livro de Lisboa.

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

O livro de poesia “Equilíbrio Distante”, de Óscar Ruben Maldonado, vencedor do Prémio Literário UCCLA-Novos Talentos, Nova Obras em Língua Portuguesa, é apresentado hoje, na Feira do Livro de Lisboa. A obra, editada pela Bela e o Monstro, é apresentado às 18:00, no auditório da APEL, no Parque Eduardo VII, numa sessão que conta com a participação, entre outros, de Germano de Almeida, Prémio Camóes 2018, que fez parte do júri, e de Rui Lourido, coordenador cultural da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).

Oscar Ruben Lopez Maldonado, de 48 anos, é natural do Paraguai e, atualmente, reside em São Paulo, no Brasil. Esta é a 3.ª edição do prémio, à qual se apresentaram 805 candidaturas, provenientes da Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, Portugal e São Tomé e Príncipe, informou a UCCLA.

Segundo a mesma fonte, 41% dos candidatos tinham idades entre os 31 e os 50 anos, 35% entre os 16 e os 30 anos, 21% entre os 51 e os 70 e, finalmente, 03% entre os 71 e os 90 anos. Das candidaturas apresentadas, 69% eram de autores e 31% de autoras.

O Prémio Literário, sem qualquer valor pecuniário, é uma iniciativa conjunta da UCCLA, Editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, e “tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção, romance, novela e conto e da poesia, em Língua Portuguesa, por novos escritores”.

O Prémio Literário UCCLA foi criado em julho de 2015, e atribuído, pela primeira vez, em 2016, ao romance “Era Uma Vez Um Homem”, de João Nuno Azambuja, de Portugal. Em 2017, foi entregue à obra “Diário de Cão”, de Thiago Rodrigues Braga, do Brasil.

O título da obra vencedora desta 3.ª edição foi divulgado no passado dia 03 de maio, no âmbito das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.

A cerimónia de apresentação do livro de poesia “Equilíbrio Distante”, de Óscar Ruben Maldonado, além da presença de Germano de Almeida, conta também com a participação do secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, do editor da Bela e o Monstro, João Pinto de Sousa, e do representante do Movimento 2014, José Ribeiro e Castro, o consultor do prémio, o poeta António Carlos Cortez, e o coordenador cultural da UCCLA, Rui Lourido.

Agora que entramos em 2019...

...é bom ter presente o importante que este ano pode ser. E quando vivemos tempos novos e confusos sentimos mais a importância de uma informação que marca a diferença – uma diferença que o Observador tem vindo a fazer há quase cinco anos. Maio de 2014 foi ainda ontem, mas já parece imenso tempo, como todos os dias nos fazem sentir todos os que já são parte da nossa imensa comunidade de leitores. Não fazemos jornalismo para sermos apenas mais um órgão de informação. Não valeria a pena. Fazemos para informar com sentido crítico, relatar mas também explicar, ser útil mas também ser incómodo, ser os primeiros a noticiar mas sobretudo ser os mais exigentes a escrutinar todos os poderes, sem excepção e sem medo. Este jornalismo só é sustentável se contarmos com o apoio dos nossos leitores, pois tem um preço, que é também o preço da liberdade – a sua liberdade de se informar de forma plural e de poder pensar pela sua cabeça.

Se gosta do Observador, esteja com o Observador. É só escolher a modalidade de assinaturas Premium que mais lhe convier.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
IAVE

Errare humanum est… exceto para o IAVE!

Luís Filipe Santos

É grave tal atitude e incompreensível este silêncio do IAVE. Efetivamente, o que sempre se escreveu nos anos anteriores neste contexto foi o que consta na Informação-Prova de História A para 2018.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)