Não se deixe enganar pelo golo de Cristiano Ronaldo aos quatro minutos de jogo: a partida entre Portugal e Marrocos foi complicada. Apesar de a primeira parte ter sido marcada pela eficácia do capitão da seleção portuguesa — que com este remate bem sucedido conquistou mais oito recordes ao serviço de Portugal –, Marrocos veio com sangue novo para a segunda parte e deu trabalho à defesa da equipa. Não conseguiu marcar, mas não foi a única a sofrer: as fotografias mostram que até nas bancadas este jogo conseguiu ser doloroso. Fernando Santos que o diga.

Há três momentos de sofrimento que ficam para a posterioridade. Em primeiro lugar, aquele em que Raphael Guerreiro levanta a camisola e mostra cinco nódoas negras no abdómen provocadas pelos pitons das chuteiras do avançado marroquino Amrabat. Em segundo lugar, a cara de preocupação do selecionador Fernando Santos quando Marrocos parecia ganhar mais espaço frente a Portugal. E em terceiro lugar, aquele em que Cristiano Ronaldo se deixa cair apesar de ninguém lhe ter tocado — levantando-se de seguida a rir-se e a agarrar no braço como se se tivesse magoado.

Mas nem só os futebolistas ou a equipa técnica sofrem num jogo de Mundial: das bancadas chegam imagens que mostram como os adeptos marroquinos se afligiam de cada vez que a equipa chegava perto da baliza portuguesa sem nunca fazer golo. Era uma aflição justificada: Marrocos tornou-se na primeira seleção a ficar fora do Mundial 2018, depois de já ter perdido com o Irão na semana passada.

Veja as imagens na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR