Chama-se cinetose a doença que afecta, de forma crónica, mais de 30 milhões de europeus. São crianças ou adultos acometidos da sensação de enjoo, o que é cada vez mais comum nas longas viagens, em que o tempo passado a bordo tende a ser preenchido com os smartphones ou tablets. Tendo presente isto, a Citroën decidiu alargar a todos uma solução inicialmente desenvolvida para a marinha, com a criação dos óculos SEETROËN.

A marca que faz do conforto o seu cartão de apresentação desenvolveu os primeiros óculos capazes de eliminar o enjoo a bordo, de uma maneira muito simples: a linha do horizonte é recriada através de um líquido colorido e, assim, acaba-se o conflito sensorial que leva a náuseas ou vómitos.

As instruções de utilização também não têm nada de complexo. Basicamente, é aconselhado colocar os óculos assim que surgem os primeiros sintomas. Passados 10 a 12 minutos, “o dispositivo faz com que a mente volte a sincronizar-se com o movimento percebido pelo ouvido interno, assim que os olhos se fixem num objecto imóvel, como um smartphone ou um livro”. Depois, pode tirar os óculos que o problema estará resolvido.

De referir que estes óculos com ar super hi-tech são, na prática, um dispositivo paramédico que recorre à tecnologia patenteada Boarding Ring, desenvolvida por uma startup francesa instalada na região do Var. Foram testados e revelaram uma taxa de sucesso de 95%. Têm ainda a vantagem de não terem lentes, o que significa que qualquer pessoa lá de casa (mesmo que tenha óculos) pode usá-los.

De acordo com a Citroën, esta solução é eficaz quer em adultos quer em crianças com mais de 10 anos, pois é essa a idade em que o ouvido interno atinge o seu nível máximo de crescimento. Os SEETROËN custam 99€ e estão à venda aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR