“Sandálias rasas, fáceis para correr! A segurar um bloco de notas. Crédito pela forma de correr: os meus dias a praticar cross country no ensino secundário”. Foi assim que Cassie Semyon, uma estudante universitária e estagiária da NBC News, descreveu o sprint que fez esta terça-feira à saída do Tribunal de Virgínia logo após a entrega em papel do veredito de Paul Manafort, o ex-diretor da campanha de Donald Trump que foi condenado por oito crimes de fraude fiscal e fraude bancária.

Uma fotojornalista que estava no local tirou uma fotografia da corrida e rapidamente tornou-se viral. De vestido azul e sandálias, Cassie, de 21 anos, corria para ser a primeira a entregar a decisão do tribunal. Há uma explicação: no interior não é permitida a entrada de telemóveis e computadores e, por isso, os estagiários têm que confiar na sua capacidade de corrida para entregar a informação a tempo. Cassie Semyon não foi a primeira a sair, mas foi a que captou as atenções.

“Sim, sou eu, a jornalista de vestido azul, a correr depois do veredito do Manafort”, confirmou a jornalista no Twitter. O vídeo, publicado na mesma rede social, já tem mais de meio milhão de visualizações e a estagiária foi até capa da edição de quarta-feira do jornal Arkansas Democratic Gazette.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em alguns tribunais dos Estados Unidos, incluindo o Supremo Tribunal, onde são analisadas decisões históricas e que afetam milhões de pessoas, não é permitida a entrada de qualquer dispositivo eletrónico. É com frequência que surgem fotografias e vídeos de jovens estagiários com os vereditos na mão a competir em velocidade pela notícia. Trata-se de uma tradição que existe desde 1946 e tem até um nome: “A Corrida dos Estagiários”.

A “competição” é simples, mas exige alguma prática e atenção (aos degraus): os estagiários dos meios de comunicação, que não estão credenciados para entrar na sala de imprensa, esperam pelos vereditos nos corredores do tribunal. Quando recebem a decisão em papel, correm para a entregar aos respetivos meios que estão no exterior à espera para entrarem em direto e serem os primeiros a anunciar a decisão, que muitas vezes ainda está a ser lida na sala. No final, é anunciado o vencedor.

Uma antiga estagiária da Fox News, contou a sua experiência à Escola de Media e Relações Públicas, e revelou que a pressa é tanta que os jovens nem têm tempo para ler as decisões do tribunal. “Eu nem sequer li o papel com a decisão. Só quando pude utilizar o meu telemóvel e ler as notícias é que percebi que era a decisão de ouvir o caso da proibição de viagens de Donald Trump.

(Veja a fotogaleria acima com as melhores fotografias da “Corrida dos Estagiários” em algumas decisões importantes no Supremo Tribunal.)