Igreja Católica

Abusos sexuais. Bispos portugueses unem-se em carta de apoio ao Papa Francisco

867

Bispos de Portugal denunciam "tentativas de pôr em causa a credibilidade" do Papa Francisco e manifestam apoio ao líder da Igreja Católica. Leia a carta na íntegra.

AFP/Getty Images

Os bispos de Portugal escreveram uma carta ao Papa Francisco a manifestar-lhe apoio e a condenar o “drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”, assumindo o compromisso de “erradicar as causas”. A carta foi lida esta tarde na abertura do simpósio do Clero, que reúne os bispos e padres portugueses em Fátima.

“Os Bispos de Portugal reunidos em Fátima, no Simpósio Nacional do Clero, que tem como tema ‘O Padre, Ministro e Testemunha da alegria do Evangelho’, aproveitam esta ocasião para, antes de mais, agradecer a Sua Santidade a oportuna e corajosa Carta ao Povo de Deus, sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”, lê-se no documento a que o Observador teve acesso.

Os bispos portugueses criticam, depois, as “tentativas de pôr em causa a credibilidade” do Papa Francisco e manifestam “fraternal proximidade e o total apoio” ao líder da Igreja Católica neste momento, sublinhando que estão em “plena comunhão” com o Papa.

Leia a carta na íntegra:

Santo Padre, Papa Francisco

Os Bispos de Portugal reunidos em Fátima, no Simpósio Nacional do Clero, que tem como tema “O Padre, Ministro e Testemunha da alegria do Evangelho”, aproveitam esta ocasião para, antes de mais, agradecer a Sua Santidade a oportuna e corajosa Carta ao Povo de Deus, sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja.

Também nós partilhamos o sofrimento do Santo Padre e de toda a Igreja e propomo-nos seguir as orientações para erradicar as causas desta chaga. Empenhar-nos-emos em incrementar uma cultura de prevenção e proteção dos menores e vulneráveis em todas as nossas comunidades.

Neste momento, perante tentativas de pôr em causa a credibilidade do Seu ministério, queremos manifestar-Lhe a nossa fraterna proximidade e o total apoio à Sua pessoa, a plena comunhão com sua missão de Pastor universal e completa adesão ao Seu magistério.

Neste Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde todos os dias se reza pelo Santo Padre, pedimos a intercessão da Mãe da Igreja para que Deus fortaleça Vossa Santidade na incansável missão de animar, orientar e renovar a Igreja com a “alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium).

Fátima, 03 de setembro de 2018, memória de São Gregório Magno

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)