Igreja Católica

Abusos sexuais. Bispos portugueses unem-se em carta de apoio ao Papa Francisco

867

Bispos de Portugal denunciam "tentativas de pôr em causa a credibilidade" do Papa Francisco e manifestam apoio ao líder da Igreja Católica. Leia a carta na íntegra.

AFP/Getty Images

Os bispos de Portugal escreveram uma carta ao Papa Francisco a manifestar-lhe apoio e a condenar o “drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”, assumindo o compromisso de “erradicar as causas”. A carta foi lida esta tarde na abertura do simpósio do Clero, que reúne os bispos e padres portugueses em Fátima.

“Os Bispos de Portugal reunidos em Fátima, no Simpósio Nacional do Clero, que tem como tema ‘O Padre, Ministro e Testemunha da alegria do Evangelho’, aproveitam esta ocasião para, antes de mais, agradecer a Sua Santidade a oportuna e corajosa Carta ao Povo de Deus, sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”, lê-se no documento a que o Observador teve acesso.

Os bispos portugueses criticam, depois, as “tentativas de pôr em causa a credibilidade” do Papa Francisco e manifestam “fraternal proximidade e o total apoio” ao líder da Igreja Católica neste momento, sublinhando que estão em “plena comunhão” com o Papa.

Leia a carta na íntegra:

Santo Padre, Papa Francisco

Os Bispos de Portugal reunidos em Fátima, no Simpósio Nacional do Clero, que tem como tema “O Padre, Ministro e Testemunha da alegria do Evangelho”, aproveitam esta ocasião para, antes de mais, agradecer a Sua Santidade a oportuna e corajosa Carta ao Povo de Deus, sobre o drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja.

Também nós partilhamos o sofrimento do Santo Padre e de toda a Igreja e propomo-nos seguir as orientações para erradicar as causas desta chaga. Empenhar-nos-emos em incrementar uma cultura de prevenção e proteção dos menores e vulneráveis em todas as nossas comunidades.

Neste momento, perante tentativas de pôr em causa a credibilidade do Seu ministério, queremos manifestar-Lhe a nossa fraterna proximidade e o total apoio à Sua pessoa, a plena comunhão com sua missão de Pastor universal e completa adesão ao Seu magistério.

Neste Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde todos os dias se reza pelo Santo Padre, pedimos a intercessão da Mãe da Igreja para que Deus fortaleça Vossa Santidade na incansável missão de animar, orientar e renovar a Igreja com a “alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium).

Fátima, 03 de setembro de 2018, memória de São Gregório Magno

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: jfgomes@observador.pt
Igreja Católica

A Europa e a Páscoa dos Cristãos no Mundo

Raquel Vaz-Pinto
357

Ao celebrar a Páscoa e a sua compaixão devíamos reflectir sobre os sacrifícios dos cristãos que vivem longe e fazer a pergunta difícil e dolorosa: conseguiríamos manter a Fé e de seguir o seu exemplo?

Liberdades

O medo da liberdade /premium

Paulo Tunhas

O que esta nova esquerda busca não se reduz ao desenvolvimento de um Estado tutelar. É algo que visa a perfeita eliminação da sociedade como realidade distinta do Estado. Basta ouvir Catarina Martins.

25 de Abril

Princípio da União de Interesses

Vicente Ferreira da Silva

O nosso sistema de governo promove desigualdades entre os cidadãos, elimina a responsabilidade dos titulares de cargos públicos e limita as liberdades, os deveres e os direitos fundamentais.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)