Depois de uma série de teasers tão enigmáticos que foram poucos os que se arriscaram a adivinhar o que viria aí, eis que finalmente a Volvo decide desvendar o mistério que vinha a alimentar e revelou o 360c, um concept car com que a marca sueca pretende impor-se como uma alternativa às viagens áreas. Estranho? No entender do fabricante escandinavo, não.

Para a marca, faz todo o sentido propor um veículo “autónomo, eléctrico, conectado e seguro” para que as pessoas, no futuro, em vez de viajar de avião, possam deslocar-se de carro, “em 1ª classe”. Afinal, para quê voar, se podemos arriscar ficar em terra, algures num engarrafamento qualquer? Apostando que os autónomos vão conseguir escapar ao trânsito mais denso e escolher sempre o melhor caminho, a Volvo contrapõe com o imaginário de “um mundo onde fosse possível realizar longas viagens sem necessitar de perder tempo nas longas filas de espera dos aeroportos”.

13 fotos

Nesse mundo, que ainda não é o nosso, o construtor sueco espera conquistar parte da facturação da “multimilionária indústria de transporte aéreo” com o 360c. Ainda é só um conceito, mas já lhe estão reservados grandes voos. Ou, nem por isso, pois o construtor acaba por assumir que “as viagens relativamente curtas, nas quais a distância entre a origem e o destino é de cerca de 300 km, serão aquelas com maior potencial para um modo de viajar disruptivo e alternativo”.

Sem volante, sem pedais e sem motor de combustão, o 360c propõe-se reinventar a tradicional disposição das filas de bancos, para que os ocupantes viagem no máximo conforto. Quando é que não sabe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR