Manuais Escolares

A dois dias do regresso às aulas, aumentam as queixas por causa dos manuais escolares

O Portal da Queixa diz que o número de reclamações sobre os manuais escolares gratuitos aumentou 317% em relação ao ano passado. As principais queixas estão relacionadas com a emissão dos vouchers.

Getty Images/iStockphoto

O número de queixas relativas aos manuais escolares para o próximo ano letivo aumentou em 317% entre agosto e setembro, em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou o Portal da Queixa, a maior rede social de interação entre consumidores de Portugal. Só o número de queixas contra o Ministério de Educação e Ciência aumentou 100%, para 118 reclamações, comparativamente com 2017. E o principal motivo é a plataforma MEGA, uma ferramenta lançada este ano que dá acesso gratuito aos manuais escolares.

A menos de uma semana para o arranque do novo ano letivo, o Portal da Queixa diz que o principal motivo das reclamações contra a plataforma é a emissão dos vouchers que permitem o acesso aos livros escolares pagos pelo Estado: segundo o comunicado da rede social, “há quem tenha feito o registo e não tenha recibo os vouchers e também existem casos em que os consumidores recebem o voucher e depois este é anulado”. Outro problema reportado pelos consumidores é “a impossibilidade de contacto para esclarecimentos e resolução dos seus problemas”. Outras reclamações são dirigidas às livrarias: “Os casos de insatisfação relacionados com a plataforma também se fazem sentir na entrega dos manuais escolares, com queixas dirigidas a livrarias aderentes ao programa MEGA”.

O Portal da Queixa prevê que o número de reclamações contra o Ministério da Educação continue a aumentar, não só porque “o ano letivo está à porta e os alunos sem manuais”, mas também “pelos problemas relacionados com matrículas e faltas de vagas escolares”.

site também reportou um número elevado de queixas contra a Book in Loop, que compra manuais escolares usados e em bom estado para voltar a vendê-los por um preço inferior aos livros novos: “Até aqui parece ser uma boa solução para gastar menos dinheiro, no entanto, têm surgido reclamações relacionadas com o mau estado dos livros adquiridos”, avisa o Portal da Queixa. Segundo o mesmo comunicado, 12 autarquias estabeleceram um negócio com a empresa Book in Loop: “Algumas autarquias estavam a contratar a empresa Book in Loop para comprar os manuais escolares usados”, garante.

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Governo

Nunca haverá impostos que cheguem /premium

Helena Garrido
398

Manuais escolares e descentralização, ou como o Estado vai aumentando a despesa pública. São medidas que trazem custos certos e benefícios incertos ou nulos. Com a descentralização podemos até piorar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)