A polémica estalou no Reddit, um site para discussão e partilha de conteúdos. “O iPhone Xs aplica um filtro de beleza na câmara frontal sem dizer aos utilizadores e não dá para o remover” ou “a câmara fronta do iPhone Xs é terrível?” são alguns dos tópicos onde é discutido o já apelidado de Beautygate (BelezaGate, em português, numa alusão ao caso Watergate). Escândalo ou não, as fotografias retiradas com a câmara frontal dos iPhone Xs são diferentes.

Alguns utilizadores têm afirmado que, em fotografias tiradas com a câmara frontal, ficam “demasiado bem”. Este fenómeno tem sido justificado por, em fotografias com estes últimos modelos da Apple, pormenores faciais estarem desvanecidos nas imagens finais em comparação com fotografias tiradas como outros modelos, como o iPhone X.

iPhone X versus Xs Max. Sim, pusemos um deles debaixo de água

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A razão para a diferença nas fotografias tiradas com os iPhone Xs pode estar na implementação de um filtro automático de embelezamento. O problema é, se assim for, que os utilizadores não foram informados da utilização desta ferramenta e não há modo de a desativar. O canal tecnológico de YouTube, Unboxing Therapy, que tem mais de 12 milhões de seguidores, afirma o mesmo, num vídeo que teve milhões visualizações.

Uma das partilhas no Twitter com a hashtag BeautyGate em que se vê a imagem do vídeo Unboxing Therapy com as diferenças nas fotografias em vários iPhone

Do que comparámos, as fotografias no iPhone Xs Max em comparação com o iPhone X têm uma cor mais forte, que se assemelha aos filtros de embelezamento. Já a maior nitidez nas feições faciais não se nota tanto, apesar de existir diferença no modo retrato no iPhone Xs Max no modo retrato (as bochechas aparecem menos nítidas).

Outros utilizadores referem que esta diferença nas fotografias nos novos iPhone Xs Max pode ser apenas um erro de software no modo retrato que, automaticamente, melhora as fotografias desvanecendo o fundo das fotografias. Até à data de publicação deste artigo não houve nenhum comentário oficial da Apple quanto a este caso.