A nova procuradora-geral da República (PGR), Lucília Gago, vai tomar posse a 12 de outubro, no Palácio de Belém, anunciou esta quarta-feira o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. A cerimónia da tomada de posse vai ter início às 15 horas e acontecerá no mesmo dia em que termina o mandato da atual PGR, Joana Marques Vidal.
Lucília Gago foi nomeada por Marcelo Rebelo de Sousa como a nova PGR a 20 de setembro. O Presidente da República justificou a escolha com a defesa da “limitação de mandatos, em homenagem à vitalidade da Democracia, à afirmação da credibilidade das Instituições e à renovação de pessoas e estilos, ao serviço dos mesmos valores e princípios”.
Lucília Gago: A “magistrada discreta” que “não gosta de exposição mediática”
A nova procuradora-geral da República, que sucede a Joana Marques Vidal, destaca-se principalmente pela sua forte ligação aos temas da justiça aplicados à Família e é tida por António Costa como alguém com capacidade para manter a “continuidade da linha de salvaguarda do Estado de Direito Democrático, do combate à corrupção e da defesa da Justiça igual para todos, sem condescendências ou favoritismos para com ninguém”.