Rádio Observador

Destinos

Passaporte português entre os mais ‘valiosos’ do mundo em 2018

379

De acordo com Henley Passport Index, Portugal encontra-se no 5.º lugar do ranking de passaportes mais valiosos do mundo, em 2018, pelas facilidades de acesso permitidas. Japão lidera 'ranking'.

Getty Images

Portugal ocupa a 5.ª posição dos países com passaportes mais valiosos do mundo em 2018, de acordo com os dados do Henley Passport Index que avalia a mobilidade e licença de estadia permitida pelos documentos de cada país. Uma posição que o passaporte português partilha com mais países, como Estados Unidos, Reino Unido e a Holanda.

O ranking Henley recorre à International Air Transport Authority (IATA) para obter informação da mobilidade entre 227 destinos e de 199 passaportes de diferentes países. Esta plataforma sofre atualizações recorrentes ao longo do ano para manter fiabilidade dos dados, caso sejam feitas mudanças dos vistos dos diferentes países.

No mês passado os cidadãos japoneses passaram a ter a possibilidade de obter um visto para o Mianmar, tornando o Japão no país que lidera o ranking, somando um total de 190 destinos que atribuirão vistos aos seus cidadãos. Em último lugar encontram-se o Iraque e o Afeganistão, com apenas 30 destinos nos quais os seus cidadãos receberão vistos.

Os resultados que os estados podem alcançar podem ser extraordinários, embora dependa do trabalho colaborativo que estes fazem para a edificação de um mundo mais conectado e colaborativo”, comentou Christian H. Kälin, diretor do grupo Henley & Partners, em entrevista à CNN.

Referiu ainda que, “a relação entre a China e os Emirados Árabes Unidos exemplifica este tipo de progresso, (como supra-referido), pois ambos apresentam uma subida significativa no ranking, relativamente a 2017, derivada dos laços que têm vindo a estabelecer com os seus parceiros internacionais.”

Constata-se que o caso dos Emirados Árabes Unidos representa o caso de maior sucesso da década, relativamente à liberdade de viajar, dado que a subida ocorreu do 62.º lugar, em 2006, para o 21.º, atualmente.

No caso de Portugal constatou-se uma subida do sexto lugar, tendo 171 destinos, para o quinto lugar, somando atualmente um total de 186 destinos. Contudo, Portugal apresenta excelentes resultados, segundo este ranking, pois desde de 2006 tem-se mantido sempre entre os 10 primeiros lugares da tabela de países.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)