Portugal ocupa a 5.ª posição dos países com passaportes mais valiosos do mundo em 2018, de acordo com os dados do Henley Passport Index que avalia a mobilidade e licença de estadia permitida pelos documentos de cada país. Uma posição que o passaporte português partilha com mais países, como Estados Unidos, Reino Unido e a Holanda.

O ranking Henley recorre à International Air Transport Authority (IATA) para obter informação da mobilidade entre 227 destinos e de 199 passaportes de diferentes países. Esta plataforma sofre atualizações recorrentes ao longo do ano para manter fiabilidade dos dados, caso sejam feitas mudanças dos vistos dos diferentes países.

No mês passado os cidadãos japoneses passaram a ter a possibilidade de obter um visto para o Mianmar, tornando o Japão no país que lidera o ranking, somando um total de 190 destinos que atribuirão vistos aos seus cidadãos. Em último lugar encontram-se o Iraque e o Afeganistão, com apenas 30 destinos nos quais os seus cidadãos receberão vistos.

Os resultados que os estados podem alcançar podem ser extraordinários, embora dependa do trabalho colaborativo que estes fazem para a edificação de um mundo mais conectado e colaborativo”, comentou Christian H. Kälin, diretor do grupo Henley & Partners, em entrevista à CNN.

Referiu ainda que, “a relação entre a China e os Emirados Árabes Unidos exemplifica este tipo de progresso, (como supra-referido), pois ambos apresentam uma subida significativa no ranking, relativamente a 2017, derivada dos laços que têm vindo a estabelecer com os seus parceiros internacionais.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Passaportes. Portugal em disputa direta com EUA na quarta posição

Constata-se que o caso dos Emirados Árabes Unidos representa o caso de maior sucesso da década, relativamente à liberdade de viajar, dado que a subida ocorreu do 62.º lugar, em 2006, para o 21.º, atualmente.

No caso de Portugal constatou-se uma subida do sexto lugar, tendo 171 destinos, para o quinto lugar, somando atualmente um total de 186 destinos. Contudo, Portugal apresenta excelentes resultados, segundo este ranking, pois desde de 2006 tem-se mantido sempre entre os 10 primeiros lugares da tabela de países.