787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Hip hop, rotundas e religião: o Conjunto Corona pode tudo

Este artigo tem mais de 5 anos

No seu álbum mais recente, "Santa Rita Lifestyle", a dupla nortenha continua a cantar as parolices que andam à nossa volta, sempre elevando a fasquia do seu hip-hop old school.

dB, Logos e Homem do Robe -- O Conjunto Corona
i

dB, Logos e Homem do Robe -- O Conjunto Corona

Créditos: Renato Cruz Santos

dB, Logos e Homem do Robe -- O Conjunto Corona

Créditos: Renato Cruz Santos

Por muito que seja uma personagem fictícia, o Corona é uma pessoa como todos nós. Este anti-herói criado pelo produtor dB e o rapper Logos já se viu envolvida em algumas das maiores aventuras da música portuguesa — agora, com o novo álbum Santa Rita Lifestyle conhece-se mais uma.

Este homem imaginário, que não tem em si todos os sonhos do mundo mas sim um bocadinho de cada vagabundo, meliante, proxeneta e traficante portuense, está a atravessar um momento fraturante: descobriu a religião e teve de se mudar para a periferia do Porto por causa da gentrificação. O que nos dizem sobre isto as 12 faixas deste novo trabalho? Antes de chegarmos aí convém perceber melhor quem é esta personagem e qual é a sua história.

A capa de “Santa Rita Lifestyle”, o quarto álbum do Conjunto Corona (Meifumado Fonogramas)

2014. Foi neste ano, graças ao disco de estreia Lo-Fi Hipster Sheat, que o mundo conheceu pela primeira vez o imaginário degradante e — falemos em bom português — azeiteiro desta pessoa que tratava o tráfico de droga por tu — ou melhor, por “maninho”. Bastava ouvir isso em canções como “Já Não és o Meu Dealer” ou “Trazes Cogumelos Contigo?”. Um ano depois, em 2015, o “nosso” Corona sente na pele os malefícios da sua vida de excessos e dá entrada naquilo a que o próprio chama “o Sheraton dos queimadinhos”: por outras palavras, uma clínica de reabilitação. Foi nesse momento de clausura que criou o disco Lo-Fi Hipster Trip, com êxitos como “Pontapé nas Costas” ou “Free Corona”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com a recuperação já concluída, o protagonista fura-vidas decide mudar de rumo e transformar-se num empresário de sucesso. Na zona de Cimo de Vila abre uma casa de alterne chamada Cimo de Vila Velvet Cantina e tudo parece correr pelo melhor. Escutem-se as faixas “Chino no Olho” ou “Mafiando Bairro Adentro” para o perceber.

Agora, em 2018, Corona chega a um momento de clareza onde o contacto com a religião o põe a repensar em toda a sua vida de pecado. Abandonará o crime em troca do caminho sagrado da Igreja? É ouvir o disco. Antes disso, porém, convém perceber melhor a parte “real” deste que é um dos mais refrescantes e criativos projetos da música portuguesa.

[Santa Rita Lifestyle na íntegra]

Logos e dB conheceram-se por acaso: um fazia beats (samplando rock psicadélico esquisito e outras preciosidades perdidas no mundo do Youtube) e o outro gostava de escrever letras. Do nada nasceu a sua sonoridade característica, um misto de reminiscências do boom bap norte-americano com excertos de vídeos cómicos da internet e letras que tão depressa falam de Cervantes como de “comer um pastel no Rafael com o Zé Miguel”. Brincando com estereótipos e, ao mesmo tempo, homenageando a portugalidade que não vem n’Os Lusíadas ou n’Os Maias, aquela dos bairros mais caricatos e tradições mais foleiras, estes rapazes do norte alcançaram com mérito o título de “Beastie Boys de Rio Tinto (e arredores)”.

É precisamente tudo isto que aparece neste novo trabalho. Os excertos de vídeos do Youtube — como a mítica participação de “Dorinda Gandra de Gondomar” no programa Opinião Pública –, as letras ora frontais ora simplesmente divertidas (“Estou só a pitar um Happy Meal/Trouxe o meu Civic 92 era de abril/E sem o civil, e sem o civil”) e um sem fim de referências ao imaginário popular-suburbano-chunga que a dupla já sabe dominar com mestria. De diferente está o ritmo mais sensual, hipnótico e que por vezes traz à memória outros tempos dos Cypress Hill.

O Conjunto Corona, da esquerda para a direita: dB, Logos e a mascote “Homem do Robe”. ©Renato Cruz Santos,

Como pontos altos há logo a segunda pista, “187 no bloco”, e os seus coros infantis thug life; daí salta-se para “Perdido na Variante”, faixa que conta com a participação de PZ, colega de editora (Meifumado Fonogramas) e mentor do grupo desde cedo, passando ainda por “Santa Rita Lifestyle”, um hino ao pessoal do tunning que confraterniza nas bombas de gasolina de Santa Rita (daí o nome do disco) enquanto compara ailerons e escapes de rendimento; ou “Street Ganza do Jardim”, enérgica malha inspirada nos que vendem louro prensado aqui e acolá.

No geral, em Santa Rita Lifestyle ouve-se música mais madura mas ainda profundamente infantil, quase tudo ao mesmo tempo. Há muito de gozo e brincadeira neste projeto, mas olhando para lá disso encontra-se um dos jovens produtores mais promissores do país e o seu MC de eleição, um Logos de flow escorregadio e adulto, que dá vontade de continuar a ouvir, mesmo quando não se percebe quase nada da ideia que quer passar. A juntar a esta dupla (que na verdade é um trio, já que dB tem um alter-ego rapper chamado 4400 OG que participa em quase todas as canções) há ainda as já habituais colaborações de Kron Silva, Fred&Barra e a mascote virada ídolo “Homem do Robe”. Tudo encaixa, tudo bate certo e o resultado é algo tão bonito, sensual e pujante como um Citroen Saxo modificado a poliçar à saída de um parque de estacionamento, envolto numa nuvem de fumo e cheiro a borracha queimada.

Saiba que vai poder ver tudo isto ao vivo a 1 de dezembro, no Musicbox (Lisboa) e a 8 do mesmo mês, no Hard Club (Porto).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora