Na próxima vez que for almoçar fora e lhe calhar a si pagar a conta de todos, para depois receber através do MB Way, individualmente, a contribuição dos outros convivas, o processo pode passar a ser o inverso. O MB Way, o serviço de “multibanco no smartphone” gerido pela SIBS, vai ganhar novas funcionalidades numa atualização que sairá neste mês de novembro, tornando possível pedir a outras pessoas que nos enviem dinheiro. Mas há outras novidades: vai ser possível aceder às caixas multibanco (ATM) sem recorrer ao cartão (a partir de março) e, desde já, quem tiver um smartwatch recente da marca Samsung (Android) vai poder fazer pagamentos de compras encostando o pulso ao terminal, nas lojas aderentes.

A refeição para cinco pessoas custou 50 euros? Quem pagar a conta só precisa de selecionar, nos seus contactos, as várias pessoas com quem almoçou e segue uma mensagem para o smartphone de cada uma — basta um clique para que cada uma delas aceite o pedido de dinheiro. Todas têm, claro, de ser utilizadoras do MB Way (se não forem, receberão uma mensagem a convidar para aderir).

Se lhe calhou a si pagar a conta inteira, é fácil, depois, através da app, controlar quem já pagou e, também quem se esqueceu ou quem se… “esqueceu” — mais tarde pode seguir uma mensagem para os mais distraídos, com a frieza conveniente (e menos embaraçosa) que uma mensagem automática proporciona. A transferência é instantânea e o dinheiro aparece em poucos segundos na conta.

Esta é, segundo a SIBS, entidade gestora da rede Multibanco e que criou o MB Way, uma das funcionalidades que foram criadas após consulta aos utilizadores sobre o que gostariam de fazer através do MB Way, uma app que já é utilizada por 975 mil pessoas — utilizadores ativos e regulares, garante a SIBS — e que gere mais de 900 mil transferências por mês (as transferências já ultrapassaram a criação de cartões virtuais das operações mais frequentes). As novidades vão aparecer automaticamente numa das próximas atualizações da app do MB Way.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A SIBS não chamou a esta funcionalidade “paga o que deves”, optou por um mais diplomático “Dividir conta“, mas a ideia é facilitar o pagamento de refeições entre várias pessoas ou dividir o pagamento de qualquer outra coisa, como prendas dadas em conjunto. É possível dividir uma conta entre um máximo de 14 pessoas (além do próprio) e, uma vez recebendo a notificação para aceitar (ou recusar) pagar a sua parte, cada utilizador pode definir de onde é que quer que saia o dinheiro, isto é, com qual dos cartões que tem associados ao MB Way é que quer pagar. Cada pessoa pode transferir até 750 euros.

Mas a funcionalidade não serve só para dividir contas. Também sob a função “Enviar e receber dinheiro” (que vai substituir a atual “Transferir dinheiro”), vai estar a opção “Pedir dinheiro“, que envia para um dos contactos um pedido de transferência de um valor definido à partida. Esta é uma funcionalidade que será, provavelmente mas não só, do agrado dos jovens que quiserem pedir aos pais um reforço da mesada, exemplificou Maria Antónia Saldanha, diretora de comunicação da SIBS, num encontro com jornalistas na sede operacional da empresa. É possível fazer acompanhar todos estes pedidos de dinheiro de uma mensagem (conselho aos mais jovens: “se faz favor” ajuda sempre).

O cartão vai sair cada vez menos da carteira

Ainda vai ser necessário esperar até março de 2019, mas nessa altura o MB Way vai ganhar mais uma funcionalidade que a SIBS decidiu anunciar já e que vai contribuir para que os cartões bancários saiam ainda menos vezes da carteira.

É certo que já pode levantar dinheiro de um ATM usando apenas o MB Way (portanto, sem o seu cartão bancário), mas com a nova funcionalidade “Utilizar o Multibanco” qualquer smartphone vai poder transformar-se numa espécie de “chave” para que se possa aceder a todas as funções de uma caixa multibanco, basicamente aquilo que o cartão (e o PIN) fazem atualmente.

A funcionalidade vai usar a tecnologia dos QR Codes — é só chegar a uma caixa multibanco e carregar na tecla verde, isso vai fazer surgir não só a opção “Levantar dinheiro” (através de código) que já existe, mas, também, a nova opção “Utilizar o Multibanco”.

Essa opção cria automaticamente um código QR que, quando apontamos a câmara do smartphone para o ecrã da caixa Multibanco, a app do MBWay vai reconhecer. Após autorização do utilizador, fica-se com acesso a todas as funções normais que se podem usar na caixa multibanco.

A funcionalidade “Utilizar o multibanco” vai estar disponível em março de 2019, adianta a SIBS.

A SIBS apresentou, também, esta quarta-feira, uma parceria com a Samsung para que os relógios inteligentes (smartwatches) mais recentes da marca possam encontrar, na loja de aplicações móveis da marca sul-coreana, a app do MB Way, ou seja, o cartão pode não só não sair da carteira mas, em muitos casos, a carteira (e o telemóvel) podem ficar em casa. Usando a tecnologia NFC, que já permite que os smartwatches façam pagamentos sem cartão em várias lojas, quem tiver estes relógios inteligentes vai poder pagar encostando o pulso ao terminal de pagamento.

Para já, essa parceria existe apenas com a Samsung, mas a SIBS não exclui que outras marcas venham a juntar-se. De fora devem, contudo, continuar os dispositivos da Apple, porque essa marca restringe a tecnologia NFC ao seu próprio serviço de pagamentos (o Apple Pay).