Os céus do Alto Alentejo vão ficar mais coloridos, a partir de segunda-feira, com o regresso do maior festival de balões de ar quente realizado em Portugal, envolvendo 35 equipas de sete países europeus, foi divulgado esta sexta-feira.
Promovido pela empresa Publibalão, com a colaboração do Alentejo sem Fronteiras – Clube de Balonismo, a 22.ª edição do Festival Internacional de Balões de Ar Quente vai decorrer, até ao dia 11 deste mês, nos concelhos de Fronteira, Avis, Campo Maior, Monforte e Ponte de Sor, no distrito de Portalegre.
“As nossas expectativas são sempre as melhores. Ao que tudo indica, o tempo vai estar bom para voar, menos no primeiro dia [segunda-feira], que, segundo as previsões, vai apresentar-se um pouco instável”, disse hoje à agência Lusa Maria Inês Soares, uma das responsáveis da organização.
Este ano, o evento vai contar com a participação de 35 equipas de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Inglaterra e Luxemburgo.
Além de realizar voos cativos, o festival tem para oferecer, diariamente, voos livres (as habituais viagens de balão).
“Um dos atrativos está previsto para o dia 09 deste mês, pelas 17h00, no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, onde vai ser efetuada uma descolagem (voo cativo) e vamos ter um avião a fazer acrobacias em redor do balão”, disse.
Durante o 22.º Festival Internacional Balões de Ar Quente, os voos vão estar associados a campanhas solidárias a favor dos bombeiros dos concelhos aderentes e da associação Coração Delta.
Além dos voos cativos e livres, o festival vai contar no sábado com um “Night Glow”, em Ponte de Sor.
O “Night Glow” é um espetáculo noturno, em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar, no entanto ficam presos a alguns metros do chão, onde as chamas libertadas intercaladamente pelos queimadores criam um espetáculo visual.
A organização tinha previsto que o festival começava este fim de semana, em Lisboa, na Praça do Império, mas, por razões meteorológicas, adiou a iniciativa na capital para o dia 17 deste mês, às 18h00.
Em Lisboa, a organização do festival vai oferecer a todos os que queiram participar subidas e descidas em balão e um espetáculo de luz, cor e som em balão de ar quente.
O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, o maior e mais antigo do género em Portugal, conta com raízes no distrito de Portalegre, tendo servido de base para a abertura, em 2012, da primeira escola do país para pilotos de balões de ar quente, em Fronteira.