Sri Lanka

Presidente do Sri Lanka dissolve Parlamento e convoca eleições

O Presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, dissolveu este sábado o Parlamento e convocou novas eleições no país, reforçando a profunda crise política que se arrasta desde 26 de outubro.

JUSTIN LANE/EPA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

O Presidente do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, dissolveu esye sábado o Parlamento e convocou novas eleições no país, reforçando a profunda crise política que se arrasta desde 26 de outubro.

Um decreto oficial assinado por Sirisena anunciou a dissolução do Parlamento. A eleição ficou agendada para 05 de janeiro e o novo Parlamento deve tomar posse a 17 do mesmo mês.

A 26 de outubro, Sirisena demitiu o primeiro-ministro, Ranil Wickremesinghe, que tem insistido que esta decisão é inconstitucional.

Maithripala Sirisena explicou que a decisão de destituir o primeiro-ministro foi desencadeada pela “conduta imprópria” de Ranil Wickremasinghe e por “conflitos políticos” entre ambos.

“A conduta política do honorável Ranil Wickremesinghe era imprópria da política civilizada”, disse Maithripala Sirisena, durante um longo discurso transmitido pela televisão.

A destituição inesperada de Ranil Wickremasinghe mergulhou o Sri Lanka numa crise institucional e originou episódios de violência.

A crise suscitou várias reações internacionais, como foi o caso da Índia, Estados Unidos, Reino Unido ou de vários países da União Europeia, que afirmaram estar a acompanhar atentamente o desenvolvimento dos acontecimentos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
União Europeia

Mercados abertos num mundo em convulsão

Cecilia Malmström

Se alguma coisa aprendemos com a última década é que o comércio livre já não é um dado adquirido, pelo que temos de desenvolver mais esforços para manter os mercados abertos para as nossas empresas.

Crónica

Amorfo da mãe /premium

José Diogo Quintela

O Governo deve também permitir que, no dia seguinte ao trauma que é abandonar a criança no cárcere escolar, o progenitor vá trabalhar acompanhado pelo seu próprio progenitor. Caso precise de colinho.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)