O festival literário Arquipélago de Escritores arranca esta quinta-feira em Ponta Delgada, “tendo como pano de fundo a tradição literária do arquipélago”, e a cidade da ilha de São Miguel “como porto de cruzamento de diferentes culturas e literaturas”, explica a organização no site oficial do evento. O autor homenageado é o poeta e professor açoriano Emanuel Jorge Botelho, fundador da revista literária Aresta, de Ponta Delgada.

A primeira edição do festival, que decorre até domingo em vários locais da cidade de Ponta Delgada, contará com a presença de cerca de duas dezenas de escritores regionais, nacionais e estrangeiros, com destaque para os norte-americanos Nathan Hill, autor do romance NIX — Fantasmas do Passado, e Anthony Marra, que publicou em 2015 a coletânea de contos O Czar do Amor e Techno: Histórias. Hill estará à conversa com Rita Fazenda, no sábado, pelas 18h30, no Teatro Micalense, e Marra falará com Hugo Gonçalves na sexta-feira, pelas 21h30, no Instituto Cultural de Ponta Delgada.

Onésimo Teotónio Almeida, Sandro William Junqueira, Gonçalo M. Tavares e Afonso Cruz são alguns dos autores portugueses que marcarão presença no Arquipélago de Escritores, cuja programação inclui, além de conversas com escritores, debates, encontros com leitores, visitas a escolas, concertos, leituras encenadas, cursos e sessões de cinema, “partindo sempre dos livros”.

A sessão inaugural está marcada para às 17h desta quinta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Nesta estarão presentes o autarca de Ponta Delgada, o curador do encontro, o escritor Nuno Costa Santos, e o homenageado desta primeira edição, Emanuel Jorge Botelho. Depois disso, às 18h30, haverá uma conversa com Vamberto Freitas, no São Nobre do Teatro Micaelense, e às 21h uma mesa redonda intitulada “A Obsessão da Portugalidade ou a Tirania do Pastel de Nata?”, que contará com a participação de Leonor Sampaio da Silva (moderadora e participante), João Pedro Porto, Onésimo Teotónio Almeida, Pedro Mexia e Isabel Rio Novo. Este primeiro dia irá terminar com a exibição do filme “Ramiro”, de Manuel Mozos.

O Arquipélago de Escritores decorre de quinta-feira a domingo em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel. O programa completo pode ser consultado aqui

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR