Este era o 99.º dérbi de futsal entre Sporting e Benfica mas o primeiro jogo entre os dois clubes a contar para as competições europeias. O terceiro e último jogo do Grupo C decidia também qual das duas equipas portuguesas seguia em frente para a final four da Ronda de Elite da Liga dos Campeões de futsal: o Sporting começou a perder mas acabou por conseguir empatar e está na fase seguinte da principal competição europeia de futsal, onde vai tentar alcançar a terceira final europeia consecutiva.

O Sporting, vice-campeão europeu nas duas últimas épocas – perdeu nas duas finais com o Inter Movistar -, só precisava de um empate para carimbar o apuramento, devido à diferença de golos; já o Benfica estava obrigado a vencer. Nos dois primeiros jogos do Grupo C, o Sporting venceu o Novo Vrijeme (6-0) e o Sibiryak (4-0), assim como o Benfica, que bateu os croatas por 5-0 e os russos por 4-2, e as duas equipas estavam à entrada para este jogo em igualdade pontual no primeiro lugar do grupo, com seis pontos.

Os encarnados colocaram-se em vantagem no Pavilhão João Rocha aos 13 minutos de jogo, numa altura em que o Sporting até estava com algum ascendente: após uma reposição de bola na esquerda, Robinho, o melhor marcador do Benfica na competição, apareceu à entrada da área para bater Guitta com um remate forte e rasteiro. O Benfica acabou por atingir a quinta falta a pouco mais de quatro minutos do intervalo e Marc Tolrà fez a sexta sobre Deo, quando o brasileiro do Sporting já seguia isolado para a baliza de Roncaglio. Na conversão do livre de dez metros, Cardinal não falhou e repôs a igualdade no marcador – que se prolongou até ao final do jogo, após uma segunda parte de ritmo inferir e onde nenhuma das equipas conseguiu materializar os lances perigosos em golos.

Este foi o segundo dérbi lisboeta da temporada: no primeiro, no final de outubro, o Benfica recebeu o Sporting na Luz e goleou por os leões por 4-1 em jogo a contar para o campeonato. Na antecâmara desta partida decisiva para as aspirações dos portugueses na Liga dos Campeões, poderia assumir-se algum favoritismo dos encarnados, já que o Benfica está atualmente na liderança da fase regular do campeonato; contudo, o Sporting tem estado imparável nesta Ronda de Elite da Liga dos Campeões, tendo já marcado onze golos e sofrido apenas um.

O Sporting apurou-se assim para a final four da Liga dos Campeões de futsal pelo terceiro ano consecutivo e o Benfica, a única equipa portuguesa que já venceu a competição (ainda nos seus moldes anteriores, enquanto UEFA Futsal Cup), fica pelo caminho. Na final four o Sporting vai encontrar o campeão em título Inter Movistar, onde joga o português Ricardinho, o Barcelona e ainda o Kairat Almaty do Cazaquistão. A Ronda de Elite termina no final de abril, numa localização ainda a determinar (um dos quatro clubes da final four será o anfitrião).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR