Cabo Verde

Carlos Moedas visita Cabo Verde para assinar acordo sobre investigação marinha

Carlos Moedas irá a Cabo Verde, a convite do primeiro-ministro deste país, passando pelas ilhas de Santiago e São Vicente, onde assinará um acordo para a investigação marinha e oceânica.

DANIEL DAL ZENNARO/EPA

Autor
  • Agência Lusa

O comissário da União Europeia para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, inicia quarta-feira uma visita de três dias a Cabo Verde, onde assinará com o governo cabo-verdiano um documento que reconhece e estimula a investigação marinha e oceânica.

A vista de Carlos Moedas a Cabo Verde, a convite do primeiro-ministro deste país, vai decorrer nas ilhas de Santiago e São Vicente.

Na quarta-feira, o comissário participará na abertura oficial do Seminário sobre o Horizonte 2020, na sede da delegação da União Europeia, na cidade da Praia, ilha de Santiago.

Trata-se de um encontro que “visa capacitar investigadores cabo-verdianos para a participação em projetos europeus ligados à investigação”, segundo informação da delegação da União Europeia em Cabo Verde.

No mesmo dia, Carlos Moedas terá um encontro com o chefe de Governo, seguido de várias visitas a outros órgãos de soberania, instituições científicas e empresas tecnológicas.

Na quinta-feira, já no Mindelo, ilha de São Vicente, o comissário português vai participar na abertura da conferência ministerial de alto nível “O nosso oceano atlântico para o crescimento e bem-estar”.

À margem deste evento, prossegue o comunicado, será assinado com o vice-primeiro-ministro de Cabo Verde um Documento Quadro para a Cooperação e Investigação Marinha.

O documento “reconhece e estimula a investigação marinha e oceânica no contexto da cooperação com o Atlântico Sul”.

No mesmo dia, e juntamente com o primeiro-ministro de Cabo Verde, Carlos Moedas irá participar na CV Next Initiative, na Praia de Laginha.

A visita do comissário coincide com a organização da Ocean Week que terá lugar em Mindelo de quarta a sexta-feira e que contará com eventos internacionais centrados no desenvolvimento da economia azul.

O comissário Carlos Moedas participará na Ocean Week de Cabo Verde na sexta-feira.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
China

A Terra É De Quem a Trabalha

João Pires da Cruz

Preocupa-me menos o facto de os chineses serem os “donos disto tudo” do que quando os “donos disto tudo” eram outros. O que me preocupa é o facto de termos feito zero para não haver “donos disto tudo”

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)