A cadeia de lojas japonesas Lawson Inc. começou os primeiros testes com a sua mas recente aquisição: um robot capaz de fazer snacks de frango frito. O robot tem o aspeto físico da mascote da companhia, uma galinha fictícia de nome Karaage-kun (Karaage é o termo em japonês para frango frito), e foi colocado numa loja em Tóquio para ser experimentado.

Este robot “de fast food” está equipado com tecnologia de ponta e consegue preparar uma refeição em menos de 1 minuto. Caso o teste de mercado seja bem sucedido, a Lawson pretende vir a usá-lo para fritar outros tipos de comida e assim aumentar a oferta de pratos preparados pelo “chef do futuro”.

Segundo a NHK, a cadeia de lojas da Lawson Inc. necessita de cerca de 40 mil toneladas de galinha para fazer dois mil milhões de pedaços de frango frito anualmente.

À NHK, Sadanobu Takemasu, presidente do grupo, avançou que o robot está a ser implementado numa altura crítica para o negócio devido à crescente falta de mão de obra, levando a que a empresa tenha de recorrer à tecnologia para assegurar que as operações sejam levadas avante.

https://www.youtube.com/watch?v=NjxpYCTv_nM