Poderia ser mais um programa de inovação e empreendedorismo, mas a verdade é que a Innovation Station 2019 é muito mais do que isso. É-o porque são de grande relevo os parceiros que esta iniciativa reúne, com um objetivo claro na mira: encontrar soluções visionárias para a área do retalho. De um lado, temos o Venture Lab – o Centro para a Inovação e Empreendedorismo da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) –, e do outro, as subsidiárias portuguesas Auchan Retail, Ceetrus e Oney – três empresas detidas pelo gigante francês Auchan Holding.

Os quatro juntos estão a desafiar startups com soluções inovadoras na área do retalho para codesenvolverem um protótipo a ser integrado no dia a dia das empresas envolvidas. Uma oportunidade única, portanto, para aquela ideia que tem vindo a ser pensada, mas que precisa de investimento e também de mentoria e estímulo.

Neste momento, e até dia 13 de janeiro, decorre a fase de candidatura, para a qual estão desafiados todos os que julgam possuir uma ideia revolucionária na área. O formulário de inscrição está disponível aqui. Seguem-se, depois, as fases de Seleção, Pitch e Matchmaking (entre 14 de janeiro e 1 de março), e finalmente a fase de Codesenvolvimento (entre abril e junho).

Que tipos de ideias podem concorrer?

São cinco as principais áreas de foco do Innovation Station 2019, nas quais devem assentar as ideias a concurso:

  • Experiência de compra omnicanal – Oferecer uma experiência integrada ao consumidor, independente do canal utilizado (online ou offline), mas que seja simultaneamente simples, útil, prática e divertida.
  • Relação com o consumidor – Ficar a conhecer o consumidor na perfeição e comunicar com ele melhor do que ninguém.
  • Banca de retalho – Facilitar o acesso do consumidor ao financiamento, facilitando os pagamentos e aumentando a fidelidade.
  • Tecnologia empresarial – Construir a base tecnológica que permita estimular a eficiência, a produtividade, a colaboração e a inovação.
  • Sustentabilidade ambiental – Aumentar a responsabilidade social corporativa e minimizar o impacto ambiental.

Como é que as ideias vencedoras são apoiadas?

Na segunda fase do Innovation Station 2019, as 40 melhores candidaturas serão selecionadas para uma apresentação de três minutos aos diretores executivos da Auchan Retail, Ceetrus e Oney. No final destas sessões, um máximo de 10 projetos serão selecionados para a Matchmaking Marathon, isto é, para dois dias de trabalho intensivo, desenvolvido em parceria pelos candidatos e por colaboradores das empresas promotoras, com mediação da Nova SBE. O objetivo é identificar os projetos mais interessantes que passam à fase final.

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O codesenvolvimento dos melhores projetos acontece na terceira e última fase, altura em que os autores são convidados a trabalhar num protótipo a implementar numa das empresas promotoras da iniciativa. Durante três meses, os finalistas têm acesso não só a espaço de trabalho e incubação, mas também a mentores, formação adequada e a 10 mil euros para cobrir as despesas envolvidas no desenvolvimento do protótipo.

Venture Lab promove incubação

A concretização do Innovation Station 2019 vai depender de forma muito estreita da colaboração com o Nova SBE Venture Lab. O objetivo deste organismo passa por fomentar o empreendedorismo e catalisar a inovação, envolvendo todo o ecossistema escolar, nomeadamente alunos, professores, parceiros corporativos, antigos alunos e startups, entre outros.

O Venture Lab existe desde 2016, tendo sido criado por Miguel Muñoz Duarte, professor de Empreendedorismo da Nova SBE. Atualmente, conta com mais de 14 colaboradores de quatro nacionalidades diferentes, os quais já trabalharam em mais de 30 projetos desenvolvidos em conjunto com 17 clientes distintos.

Innovation Station 2019 – 3 fases

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  • Até 13 de janeiro
    Candidaturas online
  • Entre 14 de janeiro e 1 de março
    Seleção, Pitch e Matchmaking
  • Abril, maio e junho
    Codesenvolvimento dos projetos finalistas

Assumindo-se como um projeto de empreendedorismo corporativo, o Innovation Station 2019 resulta da parceria entre o Venture Lab e a Auchan Holding. Dentro desta, são três as empresas promotoras: Auchan Retail, Ceetrus e Oney. Em Portugal, a Auchan Retail é detentora de 34 hipermercados Jumbo e 20 lojas de proximidade My Auchan, além de lojas de tecnologia, postos de combustível e espaços de saúde e bem-estar, envolvendo um total de 9000 colaboradores e um volume anual de negócio na ordem dos 1 379 milhões de euros.

A iniciativa abrange ainda a Ceetrus, uma das principais empresas de imobiliário em centros comerciais e real estate, sendo a gestora de 13 espaços comerciais no nosso país, como por exemplo os centros Comerciais Alegro Alfragide, Setúbal e Castelo Branco e o Forum Sintra e Montijo. Abrange igualmente o Oney que está presente em Portugal desde 1994 — atualmente com cerca de 350 colaboradores e quase um milhão de clientes —, banco especialista em produtos e serviços financeiros inovadores, desenvolvendo experiências de compra em loja e na internet. Atua nas áreas de financiamento, pagamentos, e-commerce e no setor dos seguros.

Caminho feito de inovação

O programa Innovation Station 2019 aparece na sequência de um outro – o Startup Scan, realizado entre 2016 e 2017. Este foi o primeiro projeto deste tipo desenvolvido pelas empresas da Auchan Holding, tendo sido avaliados 150 projetos e ouvidas mais de 90 apresentações de startups. A parceria foi vencedora para todos os envolvidos: por um lado, porque uma empresa tradicional foi exposta a soluções muito inovadoras; por outro, porque foi oferecida às startups a possibilidade de se darem a conhecer aos quadros mais altos das empresas parceiras do programa.

Com o sucesso deste projeto e toda a aprendizagem que daí resultou, surge agora o Innovation Station 2019, para dar seguimento ao caminho da inovação e disrupção que começou a ser trilhado pelo grupo Auchan. As candidaturas decorrem até dia 13 de janeiro, pelo que já faltam poucos dias para submeter aquela ideia que tem estado guardada na gaveta.