EDP

Consultora que pagou assessor de Manuel Pinho trabalhou para EDP ao mesmo tempo

585

O valor do contrato entre a consultora e a EDP ultrapassava os 296 mil euros. Ao mesmo tempo, o consultor João Conceição assessorava o antigo ministro da Economia, Manuel Pinho.

JOÃO PORFÍRIO/OBSERVADOR

A consultora Boston Consulting Group (BCG) que pagou João Conceição, o assessor do ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, trabalhou para a EDP, em 2007 — o mesmo período em que João Conceição assessorou Pinho –, revela o Expresso. E ganhou centenas de milhares de euros em trabalhos para a EDP.

Foi a BCG que, no final de 2006, propôs os seus serviços à EDP, nomeadamente “propostas específicas ao futuro modelo de funcionamento do Mibel”, o mercado ibérico de eletricidade — propostas essas que viriam a ser aprovadas em janeiro do ano seguinte, pelo conselho de administração executivo da EDP. Três meses depois, em abril de 2007, o consultor da BCG João Conceição passaria a trabalhar para o Ministério da Economia, como assessor do ministro com esta pasta, Manuel Pinho.

O valor do contrato ultrapassava os 296 mil euros, pagos em duas prestações de 148 mil euros. Um aditamento a esse contrato, no final de janeiro de 2017, acrescentava um consultor para o projeto com o custo de 48 mil euros mensais. O projeto era coordenado por João Conceição, que três meses depois passaria a trabalhar como assessor de Pinho.

Em novembro desse mesmo ano, a consultora BCG voltou a ser contratada para elaborar um plano estratégico sobre o setor energético, no âmbito da presidência portuguesa da União Europeia.

[Notícia corrigidas às 21h10 de 12 de fevereiro]

    Se tiver uma história que queira partilhar ou informações que considere importantes sobre abusos sexuais na Igreja em Portugal, pode contactar o Observador de várias formas — com a certeza de que garantiremos o seu anonimato, se assim o pretender:

  1. Pode preencher este formulário;
  2. Pode enviar-nos um email para abusos@observador.pt ou, pessoalmente, para Sónia Simões (ssimoes@observador.pt) ou para João Francisco Gomes (jfgomes@observador.pt);
  3. Pode contactar-nos através do WhatsApp para o número 913 513 883;
  4. Ou pode ligar-nos pelo mesmo número: 913 513 883.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)