771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministério da Economia

Economia

PIB de 2023 dá mais confiança para crescimento

Medina diz ter mais confiança de que Portugal atinja, em 2024, crescimento previsto pelo Governo de 1,5% do PIB. Economia portuguesa cresceu 2,3% no ano passado, divulgou esta quinta-feira o INE.
Turismo

Sustentabilidade é "o grande mantra" do turismo

António Costa e Silva salientou o crescimento exponencial do turismo em Portugal e deixou um alerta: "No futuro, as empresas turísticas vão ser julgadas pelo seu compromisso com a sustentabilidade".
O Bom, o Mau e o Vilão

O PS quer, pode e manda — ainda

O PCP e o BE (que não escondem o que querem), o ministro da Economia (que se enervou) e o PS (que chumba audições por atacado) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Turismo

Turismo de Portugal lança bolsa de 500 mil euros

A Bolsa Luís Patrão, homenagem ao primeiro presidente do Turismo de Portugal, tem uma dotação de 500 mil euros para apoiar estudantes e líderes no setor.
Crise Política

Costa Silva: "O que aconteceu foi nada"

O ministro da Economia garante que nunca foi contactado por Diogo Lacerda Machado sobre o projeto do centro de dados de Sines e mostra-se "triste" com a investigação ao primeiro-ministro.
Web Summit

Costa Silva na Web Summit entre Star Trek e Matrix

O ministro da Economia abriu a Web Summit, numa intervenção que teve "Star Trek", "Matrix", Mia Couto ou H. G. Wells. Deixou o convite para se aproveitar a cidade, mas centrou-se na ameaça climática.
Orçamento do Estado

IL denuncia "Alexandra Reis" na Efacec

O ministro da Economia foi ao parlamento a defender o Orçamento do Estado para 2024, mas foi a Efacec que dominou as questões dos deputados.
EFACEC

Efacec. Direita unida por comissão de inquérito

Oposição em peso exige esclarecimentos sobre a Efacec, e até o Presidente da República admite que é preciso tornar o processo "transparente". Direita exige comissão de inquérito.
Noticiário

10h. Saúde. Pizarro espera passos significativos

O ministro da Saúde espera dar passos "muito significativos" nas negociações com os sindicatos dos médicos. Economia alemã contraiu 0,1% no 3º trimestre.
Economia

Ministro da Economia ouvido no parlamento

Atrasos nos reembolsos dos apoios europeus às empresas levaram o PSD a apresentar um requerimento para a audição do ministro da Economia no Parlamento, aprovado agora por unanimidade.
Autoeuropa

Governo afasta cenário de "erro de gestão"

Ministério da Economia não "qualifica aquilo que se verifica" na Autoeuropa "como um erro de gestão", apontando que o "setor vai ter que se adaptar" às "disrupções nas cadeiras de abastecimento".
Ministério da Economia

Ministro da Economia pede ideias que mudem o mundo

"O nosso pior defeito é sermos um povo muito individualista, é não trabalharmos uns com os outros", afirma António Costa e Silva, sublinhando que "uma ideia pode mudar o mundo".
Ministério da Economia

Aeroporto. Ministro da Economia pede decisão

Para o ministro da Economia, o país não pode ser uma "sociedade da indecisão". Decisão sobre novo aeroporto deve ser tomada o mais depressa possível, uma vez que "pior do que tudo é não decidir".
Autoeuropa

Reunião com Autoeuropa "muito construtiva" 

O Governo diz que a reunião com Autoeuropa e associações do setor "foi muito construtiva", mas assume ter sido um encontro de trabalho.
O Bom, o Mau e o Vilão

Para o BE, há sempre um rico que pague a crise

Rui Rio (que não é candidato a nada), o ministro da Economia (que se mete onde não deve) e o BE (que quer ir buscar o que é dos outros) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Autoeuropa

Autoeuropa. Governo reunido com Volkswagen 

Reunião tinha como objetivo procurar soluções para a paragem na Autoeuropa. Ministro da Economia acredita que "paragem vai ser menor do que aquela que está anunciada”.
Noticiário

16h. Autoeuropa. Costa Silva reunido com membros

Reunião que conta também com a Associação Automóvel de Portugal e com a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel. António Costa Silva tenta encontrar soluções na sequência da paragem.
Crise económica

Os alertas de Centeno para Medina (e para nós)

O governador do Banco de Portugal avisa-nos que estamos a caminho de uma crise. E recomenda a Medina que não estrague o trabalho que fez.
Autoeuropa

Autoeuropa. Governo procura soluções no país

Ministério da Economia garante que o Governo procura soluções "para minimizar o impacto" da paragem de produção "numa das maiores empresas exportadoras do país". Mercado nacional pode ser opção.
Ministério da Economia

Ministério da Economia cria plano contra corrupção

O Ministério da Economia e do Mar tem três meses para disponibilizar online um plano de prevenção e combate à corrupção e fraude. Prevê-se também um código de conduta, formação e canal de denúncias.
Ministério da Economia

Linhas estratégicas de segurança marítima até 2030

Ministério da Economia e do Mar revelou que comissão para propor linhas estratégicas realizou primeira sessão de trabalho. Até ao final do ano, surgirá uma proposta final.
Inflação

Inflação: "Continuamos a dançar sobre gelo fino"

António Costa Silva lembra que a inflação está em queda há oito meses em Portugal, mas sublinha "a grande incerteza internacional com a guerra na Ucrânia" e a preocupação com recessão noutros países.
O Bom, o Mau e o Vilão

Ser sonso é requisito para ser ministro?

Graça Freitas (que teve de voltar ao trabalho), o ministro da Economia (que não concorda com o governo) e o deputado do PSD Afonso Oliveira (que só critica a Justiça) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ministério da Economia

Ministro da Economia pede que "berremos menos"

António Costa Silva diz que o País passa demasiado tempo a "discutir as pessoas" e pouco tempo a discutir "as políticas". E defende que taxa aos lucros excessivos seja eliminada.
E o vencedor é...

Esta Comissão de Inquérito está a triturar o PS

Galamba vira "pára-choques" do PM. Seguro Sanches sai com desculpas pouco convincentes. Após 3 mil dias, Seguro quebra silêncio. E Costa Silva continua a ser um "extraterrestre" no Governo.
Crescimento Económico

Costa Silva: "Não sou das pessoas que endeusa FMI"

António Costa Silva, já na terça-feira, tinha atirado ao FMI e esta quarta-feira, no Parlamento, voltou a dizer que raramente acerta projeções e espera que agora que reviu em alta volte a errar.
Ministério da Economia

"FMI acerta muito pouco sobre a economia nacional"

O FMI "acerta muito pouco" no que toca nas previsões de Portugal, segundo ministro da Economia e do Mar, que salienta a economia como algo que funciona bem no país.
Ministério da Economia

Economia "notável". Costa Silva responde a Marcelo

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, disse esperar que o desempenho "notável" da economia portuguesa se verifique, "cedo ou tarde", no bolso dos portugueses.
Inflação

IVA 0%: preço de cabaz regista queda de 6%

O Ministério da Economia e do Mar referiu que houve uma descida no preço total médio do cabaz IVA zero de mais de seis por cento.
O Bom, o Mau e o Vilão

Costa voltou a perder o controlo do PS e do país

Marcelo (que disse quase tudo bem sobre a TAP), o PS (que entrou em modo desespero) e o Ministério da Economia (que não se livra da Efacec) são o Bom, o Mau e o Vilão.
O Bom, o Mau e o Vilão

Só quero que o Estado se livre do buraco da Efacec

A IL (que quer acabar com uma arbitrariedade do Estado), o Governo (que não fala sobre a TAP) e o Ministério da Economia (que está a arrastar a Efacec) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Ministério da Economia

Ministério da Economia alvo de ataque informático

Vários sites do Ministério da Economia foram esta quinta-feira afetados por um ataque informático "parcial". Cerca de 85% do impacto causado foi restabelecido.
Ministério da Economia

Costa Silva critica ideologia contra empresas

António Costa Silva criticou país que, "por motivos ideológicos, continua a hostilizar as empresas". O Ministro da Economia adiantou que fabricante de baterias de carros vem operar para Portugal.
Cultura

Cultura. Governo garante tranches para breve

Várias empresas vão receber tranche de apoio do programa Garantir Cultura "nos próximos dias". Ministério da Economia fala em 325 empresas de 621 com candidaturas aprovadas.
Inovação

Ex-presidente da ANI contradiz Costa Silva

Joana Mendonça, ex-presidente da ANI, garante que só reuniu duas vezes com o novo secretário de Estado da Economia e sustenta que o problema com o programa Eureka não está resolvido.
O Bom, o Mau e o Vilão

Pizarro acha que comemos gelados com a testa

O ministro da Economia (que recomenda equilíbrio), Fernando Medina (que reconhece o que antes negava) e o ministro da Saúde (que nega as evidências) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

15h. Portugal arranca ano com excedente orçamental

É uma melhoria de 184 milhões em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado. Ainda neste jornal, as urgências pediátricas do Hospital de Loures vão mesmo fechar em alguns períodos.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Efacec. Alguém acredita no Pai Natal?

Costa Silva vai pensar numa estratégia para recuperar parte da fatura da Efacec, mas há dois meses dizia que esses milhões não eram dinheiro perdido. Foi na época de Natal que fez esta declaração.
Coronavírus

Medidas sem execução porque não foram necessárias

Tribunal de Contas tinha criticado execução "insuficiente" das medidas para as empresas implementadas durante a pandemia. Costa Silva reitera que decisões foram tomadas em contexto de forte incerteza.
EFACEC

Governo procura "recuperar parte" do que injetou

António Costa Silva diz que nem todo o dinheiro injetado pelo Estado será recuperado, mas Governo tentará reaver uma parte. Propostas que vão prevalecer são as que minimizarem encargos públicos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos