439kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Ministério da Economia

Explicador

PRR. Atraso pode dever-se à "mudança de governos"

Ex-ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral, admite esta transição pode ter causado atrasos no PRR. Apesar de considerar o cenário "normal", diz que "é preciso garantir que não há derrapagens".
Economia

Covid-19. Ministro teme recuo do turismo

O ministro da Economia, António Costa Silva, asumiu temer que o aumento do número de doentes de Covid-19 possa ter incidência sobre a recuperação dos setores da economia e do turismo.
O Bom, o Mau e o Vilão

O xeque e o cheque de Manuel Pinho

Francisco Assis (que descarta a semana de quatro dias), António Costa Silva (que tropeça na taxa que anunciou) e Manuel Pinho (que escreveu um artigo a defender-se) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Orçamento do Estado

Governo rejeita taxar já lucros extraordinários

António Costa Silva voltou a rejeitar a criação de uma taxa sobre os lucros extraordinários das empresas no imediato e defendeu que o país precisa "de uma economia que tenha grandes empresas".
Noticiário

18h. Costa Silva admite atraso no Banco de Fomento

Neste jornal, as declarações do ministro da Economia, que está a ser ouvido no Parlamento a propósito do Orçamento do Estado. E ainda, a disponibilidade de Zelensky para reunir com Putin
Orçamento do Estado

Governo vai "libertar restrições" para o BPF

O ministro da Economia reconheceu que os prazos para a implementação total do Banco Português de Fomento "derraparam", e admitiu mexer no "enquadramento financeiro" para contratar um chairman.
Ministério da Economia

Imposto de lucro extraordinário: não haverá subida

O ministro da Economia revelou que o Governo não considerou "de todo" o aumento dos impostos sobre os lucros extraordinários das empresas e diz que está a estudar "todas as possibilidades".
Ministério da Economia

Linha de Apoio ao Turismo reforçada em 150 milhões

Após tentativas do setor do turismo para se reerguer, depois de dois anos de pandemia com prejuízo financeiro, o ministro da Economia anunciou uma Linha de Apoio reforçada em 150 milhões.
Energia

Energia. Arranca poio às empresas intensivas

A 11 de abril, o Governo anunciou a criação de subvenção para apoiar o aumento dos custos de gás para as empresas intensivas em energia, com 160 milhões de euros de apoio, que chegará a 3.000 firmas.
Ministério da Economia

Empresas querem acelerar aplicação do PRR

Associação Portuguesa de Capital de Risco apelou ao novo ministro da Economia para acelerar aplicação de verbas do PRR e pede soluções que "aumentem a capitalização das empresas".
Ministério da Economia

O adeus de Siza no dia da tomada de posse

O até agora ministro da Economia deixou um vídeo de despedida nas redes sociais, no qual recorda os "quatro anos e meio muito intensos" que passou no último Governo.
Semáforo Político

Finanças. "Medina não tem o perfil esperado"

André Coelho Lima lembra que Medina "não é conhecido pela poupança das estruturas" na CM Lisboa. O vice-presidente do PSD admite ainda que há sinais de um novo estilo de governação por parte de Costa.
Novo Governo

De "ministro sombra" à Economia sem a Energia

António Costa Silva é o novo ministro da Economia. A pasta perdeu de vez a Energia para o Ambiente e fica sem a gestão dos fundos da bazuca. Ganha o mar, uma das apostas que defendeu no plano de 2020.
Economia

Siza. Portugal está a convergir (no trimestre)

Ministro da Economia, Siza Vieira, congratula-se por crescimento de 4,9% no ano, que ultrapassa as projeções, e salienta crescimento no quarto trimestre, onde (aí sim) Portugal convergiu com a Europa.
EFACEC

Estado desiste de vender já a Efacec

Antes de partir para a venda da empresa, o Governo deverá avançar para reestruturação, depois de falhadas as negociações com o grupo de engenharia DST. O anúncio estará por horas.
Ministério da Economia

Siza: Portugal "é o país da OCDE que mais" cresce

Siza Vieira acredita que Portugal é o membro da OCDE que "mais vai crescer nos próximos anos". "Entre 2021 e 2023, vamos crescer quase 14%", destaca, citando dados do relatório da organização.
Ministério da Economia

Siza Vieira: economia está mais competitiva

Siza Vieira reagia às estatísticas do comércio internacional, esta sexta-feira divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística, segundo as quais as exportações e as importações cresceram 3% e 17,5%.
Noticiário

20h. Governo pondera apoios a bares e discotecas

Neste jornal, a notícia de que o Governo pondera novos apoios financeiros para empresas de animação noturna. Ainda nesta edição, a reabertura da urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta.
Empresas

"Há empresas a ficar para trás", diz Siza Vieira

Na sequência do impacto da pandemia, são várias as empresas que não estão a conseguir adaptar-se à nova realidade e que começam a "ficar para trás", alertou esta quinta-feira o ministro da Economia.
Ministério da Economia

Siza: Preços sobem, mas há "bacalhau para o Natal"

Siza Vieira passou uma mensagem de tranquilidade sobre o Natal, afastando um cenário de crise na cadeia de abastecimento dos bens alimentares. Admite, contudo, uma subida de preços.
Ministério da Economia

PRR. Agendas mobilizadoras escolhem 64 projetos

"Aquilo que fizemos foi uma avaliação muito rigorosa de acordo com os critérios definidos que foi capaz de selecionar 64 candidaturas para agora apresentarem os seus projetos definitivos", destacou.
Impostos

IVAucher. Validação de faturas devolve 1,8 milhões

O Ministério das Finanças diz que foram acumulados 1,8 milhões de euros em restauração, alojamento e cultura para contribuintes com rendimentos da Categoria B.
Black Friday

DGC preocupada com Black Friday e Cyber Monday

Direção-Geral do Consumidor recomenda os compradores a "verificar antecipadamente os preços na loja e na Internet para poderem avaliar a relação entre o preço e o desconto praticado".
Ministério da Economia

Transição digital com investimento de 650 milhões

Estes contratos "prevêem um investimento de 650 milhões de euros até 2025 no apoio à transição digital e englobam 13 medidas integradas em três grupos de investimento".
Alimentação

Siza Vieira: não haverá problemas de abastecimento

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, garantiu que não há previsão de ruturas de stock ou falhas no abastecimento de bens agroalimentares ou de retalho. Situação vai ser acompanhada.
Ministério da Economia

Siza Vieira alerta para canalização de poupanças

Pedro Siza Vieira admitiu que este caminho necessite ainda de algum trabalho, nomeadamente em matéria de supervisão, mas considerou que esta é uma vertente de investimento que não pode ser ignorada.
Ministério da Economia

Criado grupo para gerir abastecimento alimentar

Têm sido verificadas perturbações nas cadeias de abastecimento, as quais podem gerar impactos adversos na importação e distribuição de certos produtos e matérias-primas, à escala global.
Ministério da Economia

Siza Vieira: Risco existe mas economia "está bem"

A Comissão Europeia considerou que as incertezas relacionadas com o chumbo parlamentar da proposta de OE e subsequentes incertezas, representam "um fator de risco adicional" para Portugal.
Ministério da Economia

CPLP. Acordo traz trabalhadores para turismo

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital recordou que "o Governo empenhou-se no sentido de celebrar um acordo de mobilidade na Comunidade de Países de Língua Portuguesa."
Ministério da Economia

Siza apela a valorização de fatores de distinção

O governante mostrou-se convicto de que o futuro executivo nacional terá essas condições depois das "conquistas na educação das pessoas, e na abertura ao exterior das empresas".
Segurança Alimentar

Siza Vieira: mais união contra fraude alimentar

"É muito significativo que possamos ter uma cooperação internacional tão alargada porque só intervindo deste modo é que podemos efetivamente conseguir combater este crime", diz o ministro.
Web Summit

Rochas amigas, a aliança em Portugal e a desilusão

No terceiro dia da Web Summit, o Observador foi ver rochas amigas do ambiente. Isto depois de presenciar o arranque da aliança europeia para as startups e a aula de uma "big 5" que foi uma desilusão.
Economia

"Boas notícias na eletricidade, gás mais difícil"

O ministro de Estado e da Economia explicou que "no próximo ano a energia elétrica em Portugal vai ter uma significativa redução naquilo que são as tarifas de acesso às redes".
Cabo Verde

Portugal desafia firmas a aproveitar privatizações

Cabo Verde manifestou a vontade do Governo em fazer do país um "centro de domiciliação de empresas portuguesas", que poderão abrir mercados mais globais para as empresas cabo-verdianas.
Ministério da Economia

Transportadores contestam subida nos combustíveis

A associação (ANTRAM) esteve esta quarta-feira reunida de emergência para debater a escalada do preço dos combustíveis, num encontro onde ficou claro o "profundo desagrado".
Energia

Siza Vieira descarta descida de impostos 

Siza Vieira deixou de parte a hipótese de alterar a carga fiscal sobre os combustíveis fósseis, garantindo que o seu preço vai subir inevitavelmente nos próximos anos.
Coronavírus

Discotecas com "sentido de missão cumprida"

Depois de se ter reunido com o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, o presidente da AND congratulou-se com o facto de o governante ter estado "sempre presente e preocupado".
Governo

Governo cede fundos para direitos dos consumidores

Serão disponibilizados até 400.000 euros para promoção dos direitos do consumidor. As candidaturas estão abertas até 18 de outubro e podem ser apresentadas junto da Direção-Geral do Consumidor.
Coronavírus

Ministro Siza Vieira confiante no desconfinamento

Siza Vieira acredita que a percentagem de vacinação no país permite recuperar confiança na recuperação da economia portuguesa e atingir níveis de 2019 antes do que seria previsto.
Ministério da Economia

Tarifa social de Internet "em fase de apreciação" 

O Governo pediu à Anacom, enquanto regulador, "o suporte técnico que permitirá densificar estes mesmos requisitos do serviço a prestar pelos operadores de telecomunicações".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.