A economia portuguesa cresceu 2,1% em 2018, menos 0,7 pontos percentuais que o observado no ano anterior, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística. Estas previsões ficam abaixo das previsões do Governo, que estimava um crescimento de 2,3% em 2018.

Na reação aos resultados económicos relativos ao ano passado, o ministro da Economia não se mostrou preocupado com a diferença negativa entre os dados do INE e a previsão do Executivo. “A economia portuguesa cresce há nove trimestres consecutivos em convergência com a Europa: trata-se do período mais longo de convergência com a UE desde o início do século”, preferiu salientar.

Numa conferência de imprensa na manhã desta quinta-feira, Siza Vieira destacou ainda que as exportações “crescem há três anos consecutivos acima da média do crescimento da economia” e o facto de as previsões para o próximo ano perspetivarem um crescimento económico acima da média da União Europeia.

Quanto ao facto de o crescimento da economia em 2018 ter sido inferior às estimativas do Governo, o governante desvaloriza por os números serem, apesar de diferentes, semelhantes e por os restantes dados estarem em linha com as previsões do Executivo. E apresenta uma explicação para que se tenha registado esta diferença. “Pode explicar-se, em parte, pelos números das exportações no final do ano passado”, referiu, lembrando que em novembro teve lugar a “greve dos estivadores do porto de Setúbal”, que afetou diretamente esta variável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), “esta evolução resultou do contributo mais negativo da procura externa líquida, verificando-se uma desaceleração das exportações de bens e serviços mais acentuada que a das importações de bens e serviços, e do contributo positivo menos intenso da procura interna, refletindo o crescimento menos acentuado do Investimento”.

O PIB, em termos homólogos, aumentou 1,7% em volume no quarto trimestre de 2018 (2,1% no trimestre anterior) e, face ao terceiro trimestre, avançou 0,4% (0,3% no trimestre anterior).

Portugal tem condições para “continuar a crescer e a convergir” com a Europa

O Ministério das Finanças considerou, a propósito do crescimento do PIB de 2,1% em 2018, que Portugal tem condições para “continuar a crescer e a convergir” com a Europa apesar da incerteza externa.

Em comunicado após a divulgação destes dados, o Ministério das Finanças referiu que a economia portuguesa cresce há 21 trimestres consecutivos e que aumentou 0,3 pontos percentuais acima da zona euro, “convergindo com a zona euro em dois anos consecutivos”, o que diz que “acontece pela primeira vez nos últimos 20 anos”.

Sobre a procura externa, as finanças dizem que foi penalizada pelo “contexto de maior incerteza geopolítica”, o que teve “impacto no menor crescimento das maiores economias da Europa”, mas vincam que as “exportações, mesmo assim, cresceram 5,3%, em termos nominais”.

O gabinete liderado por Mário Centeno disse ainda que o crescimento do PIB é acompanhado por aumento do emprego e redução do desemprego, referindo a criação de 110 mil empregos em 2018 e menos 73 mil desempregados face a dezembro de 2017

O Governo considera que a economia portuguesa tem “bases sólidas para continuar a crescer e a convergir com a Europa no futuro”, mesmo num ambiente económico externo de dificuldade.

“O crescimento expressivo do investimento ao longo dos últimos anos, a estabilização do setor financeiro, o reequilíbrio das contas externas e os progressos alcançados na consolidação estrutural das contas públicas constituem pilares sólidos para o crescimento económico nos próximos anos”, refere o comunicado.