O Benfica anunciou esta quinta-feira em comunicado que irá avançar com uma série de processos contra entidades (FC Porto SAD e Porto Canal) e pessoas (Francisco J. Marques, diretor de comunicação dos dragões, e Aníbal Pinto, advogado e comentador afeto aos azuis e brancos na CMTV) depois de algumas declarações feitas nos últimos dias onde se levantou a questão de uma maior agressividade dos adversários nos jogos contra os portistas e de um “excesso de vitalidade” física dos encarnados.
“O Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD informa que, face à gravidade e leviandade de recentes afirmações no Porto Canal proferidas pelo diretor de comunicação do Futebol Clube do Porto, Francisco J. Marques, levantando suspeitas totalmente falsas e absurdas de o Benfica estar por trás de uma suposta agressividade dos adversários do seu clube, decidiu avançar com os competentes processos cíveis e administrativos contra o Futebol Clube do Porto SAD, Porto Canal e o diretor atrás citado”, começou por referir a missiva dos encarnados, tornada pública no site oficial do clube.
“Apresentará também queixas contra a referida SAD e o diretor de comunicação junto dos órgãos disciplinares da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portugal e fará uma participação junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)”, acrescentou, a propósito daquilo que considerou serem insinuações infundadas de que as águias poderiam contribuir para que os adversários dos azuis e brancos tivessem uma maior “vontade” de ganhar os encontros.
“Informamos também que o Sport Lisboa e Benfica, tendo tomado conhecimento das declarações proferidas pelo advogado Aníbal Pinto no programa ‘Pé em Riste’ exibido na noite da passada segunda-feira na CMTV, e atento à extrema gravidade de que se revestem, excedendo todos os limites, encarregou o seu departamento jurídico de instaurar os procedimentos que o caso justificar, no sentido de obter uma exemplar condenação do autor das mesmas e a indemnização correspondente à gravidade destas”, referiu ainda, neste caso sobre declarações onde o comentador afeto aos dragões sobre a capacidade física da equipa.
“Tenho visto os jogadores a correr e espero que se façam os testes anti-doping, que são normais e imperativos. Acho que da forma que o Benfica tem corrido não ficava nada mal fazer um teste anti-doping. Quem não deve não teme. Qual é o critério do antidoping? Quando há uma equipa que está, aparentemente, com esta potência, tudo recomenda que se faça testes”, comentou no programa da passada segunda-feira o advogado Aníbal Pinto.