O líder espiritual budista, o Dalai Lama, foi hospitalizado devido a uma infeção respiratória. O Times of India indica que o tibetano de 83 anos, que tem  “tosse e dores no peito”, deverá ficar internado durante três dias.

A secretária pessoal do Dalai Lama, Tenzin Taklha, garante ao The Guardian que mesmo estando prevista uma estada neste período no hospital, a condição do Dalai Lama “está agora estável”.

O Dalai Lama, cujo nome de nascença é Tenzin Gyatso, vive exilado desde 1959 em Dharamshala, no norte da Índia, país para onde fugiu após uma rebelião tibetana falhada contra o regime chinês. Para além de ser o líder espiritual do budismo, o Dalai Lama é tradicionalmente o líder político do Tibete, uma disputada região asiática anexada pela China em 1950.

Será este o último Dalai Lama?

A crença budista prevê a reencarnação do Dalai Lama. Após a morte do líder inicia-se a busca por um sucessor, geralmente uma criança tibetana, que se acredita ter recebido o espírito do líder espiritual. A sucessão de Tenzin Gyatso é particularmente preocupante devido ao seu exílio.

A China considera o atual Dalai Lama — vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1989 — um criminoso separatista, e o governo do país diz ter a legitimidade legal para indicar o futuro Dalai Lama após a morte de Tenzin Gyatso. Já Gyatso considera que é possível que venha a reencarnar fora da China, ou que não o faça de todo, suspendendo ou eliminando o cargo de Dalai Lama.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR