895kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Ministro reage após ser interrompido por ativista: "The daughter of a preacher man"

Este artigo tem mais de 5 anos

João Matos Fernandes foi interrompido por ativistas em evento incluído no roteiro para a neutralidade carbónica e reagiu com uma canção de Dusty Springfield. Veja o vídeo desse momento.

i

MIGUEL A. LOPES/LUSA

MIGUEL A. LOPES/LUSA

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, foi esta segunda-feira interrompido por uma ativista ambiental na sessão de abertura da “Neutralidade Carbónica e Transição Justa”, um evento que decorreu no Hotel Ritz Four Seasons, em Lisboa. O protesto foi organizado pelo grupo Extinction Rebellion Portugal. Fonte do ministério confirmou ao Observador que o ministro foi interrompido várias vezes durante o discurso e que só reagiu depois de ser importunado de forma sistemática.

Num dos momentos, captados num vídeo ao qual o Observador teve acesso, é possível ver o ministro a tentar continuar o discurso, enquanto uma manifestante grita: “Não medem as alterações climáticas”. O ministro deixa sair então um “ooohhhh…” prolongado. E a manifestante riposta: “Não é ohhhh”. Nesse momento, o ministro atira: “The s… The daughter of a preacher man”. Em português: “A filha de um pregador“. O governante fazia assim uma adaptação a uma música da britânica Dusty Springfield “The Son of a preacher man”.

Veja o vídeo do momento:

Fonte do ministério do Ambiente explicou ao Observador que, logo no início da sessão de abertura, um dos manifestantes levantou uma ampulheta no ar. Foi-lhe então pedido que baixasse o braço, o que o manifestante recusou. Depois disso, de forma sequencial, os manifestantes foram interrompendo o governante à vez. Houve momentos mais tensos quando um assessor do ministro pediu aos manifestantes que permitissem que a sessão continuasse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda antes da sessão vários elementos do grupo Extinction Rebellion Portugal manifestaram-se à porta do Ritz. O próprio grupo partilhou fotografias do momento na página de Facebook oficial do grupo.  Ao contrário do exterior, onde estavam perfeitamente identificados, no interior da sala os manifestantes fizeram-se passar por meros interessados na conferência.

Segundo fonte do ministério, nenhum dos membros do grupo tentou, em qualquer momento, marcar uma audiência ou tentar chegar à fala com o ministro. O evento que decorreu no Hotel Ritaz faz parte do Roteiro para a Neutralidade Carbónica.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.